Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO

Alunos: Roberto José dos Santos
Curso: Administração
Turma: ADN2
Disciplina: Psicologia
Profº: Cícero










SEMINÁRIO DE PSICOLOGIA




















































Recife, 24 de maio de 2012.


INTRODUÇÃO



Asorganizações exercem um papel considerável na vida das pessoas, pois modelam os seus comportamentos e podem influenciar nas necessidades e motivação dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupo as mesmas, podem assim incentivar a produtividade.
O Homem atual busca o seu autoconhecimento, para isso procura conhecer-se melhor, seja com relação a si ou em relação aos outros com os quais convivem. Eassim nasce o comportamento organizacional, que tem como característica explicar, prever e controlar o comportamento do individuo no meio laboral. Os principais benefícios do estudo do comportamento organizacional são: o desenvolvimento de Habilidade- Uma pessoa precisa de habilidades relacionadas à disciplina e habilidades gerais; o crescimento pessoal- Realização pessoal resultante de compreenderos outros; melhoria da eficácia organizacional.
-Porque revela fatores que contribuem para, ou impedem o desempenho eficaz. E através desses benefícios aprimora-se o estudo do comportamento organizacional dentro das empresas, fazendo estudo de caso que possibilitem um melhor desempenho das pessoas dentro das organizações.GRUPO E EQUIPE

GRUPO é considerado um conjunto de todos os indivíduos que trabalham voltados para os mesmos objetivos e que se reúnem por finalidades, porém de forma individual, como se fosse cada um por si,mas o grupo não é uma equipe, ”equipe é um grupo, mas nem todo grupo é uma equipe”

No grupo todos trabalham voltados para os mesmos objetivos e têm seus papéis e funçõesdefinidos. Não obstante, os resultados ficam aquém do esperado. Por que será?
 .A realidade é a seguinte, ninguém sabe direito o que o outro pensa porque as pessoas ou não se comunicam ou falam de forma política sem dizer o que realmente pensam. Às vezes alguns falam, mas de forma descontrolada e sem habilidade. É também cada um por si, ninguém toma a iniciativa de ajudar o outro.

NAS EQUIPES osseus menbros são voltados para os mesmos objetivos,com papéis e funções bem definadas, o que o diferencia dos grupos que por sua vez possui vários fatores positivos que garantem a obtenção de oótimos resultados com muitas sinergia e criatividade e pro-atividade.   As equipes desempenham várias funções ao mesmo tempo, ou seja, não há especificação para cada membro. O sentido de equipe é exatamenteesse, os membros compensam entre si as competências e as carências, num aprendizado contínuo. 

Grupo

-Trabalha “Sozinho”

-Coordenadores determinam o trabalho

-Assumir riscos é desencorajado e punido



Equipe:

-Trabalhar “Juntos”

-Coordenadores e equipe determinam e planejam juntos

-Assumir riscos é encorajado



PERSONALIDADE E LIDERANÇA

 A personalidade é oconjunto de características psicológicas e consistentes que determinam a individualidade pessoal e social de cada pessoa, ou seja, é um conjunto único e específico de características psicológicas (padrão de pensamentos, sentimentos, comportamentos...) de uma pessoa com alguma estabilidade ao longo do tempo. 

   Assim, é a personalidade que nos diferencia de outro indivíduo uma vez que cada um possui oseu padrão de comportamento, maneira de pensar, de sentir e de agir. A personalidade determina o significado que atribuímos às nossas experiências, à nossa existência, ao mundo e a nós próprios, tornando-nos pessoas singulares. 

O individuo quando criança ainda esta numa fase de absorção, esta conhecendo e construindo sua imagem, assim, com o passar dos anos ele vai tornando essa imagem...
tracking img