Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O INDIVÍDUO E A ORGANIZAÇÃO

Trabalho acadêmico apresentado no curso de graduação na Faculdade Gama e Souza, na aula de Psicologia Organizacional, nos cursos de Administração e Ciências Contábeis.
Simone: prof.

RIO DE JANEIRO
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. INDIVÍDUO 5
3. ORGANIZAÇÃO 7
3.1 Teoria de Motivação dos Funcionários 7
3.2Satisfação no Trabalho e Comprometimento com a Organização 9
3.3 Comportamento Produtivo e Contraproducente do Funcionário 10
4. O INDIVÍDUO E A ORGANIZAÇÃO 11
5. CONCLUSÃO 13
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14


1. INTRODUÇÃO
Desde os primórdios, havia uma relação de troca entre pessoas, onde eram trocados objetos por objetos, ou objetos por força de trabalho. Antes doséculo XIX, as pessoas não tinham emprego fixo. Os serviços eram supridos pelas condições de vida, pelas exigências do empregador e pelas coisas que precisavam ser feitas naquele momento e lugar. No mundo pré-industrial, os empregos eram atividades e não cargos, até então o trabalho era visto como uma atividade de pouco valor, não sendo desempenhado pela aristocracia e proprietários de terra. Com arevolução industrial, surgiram as fábricas e máquinas à vapor, o que ocasionou o surgimento dos empregos assalariados e a qualificação da mão de obra.
Com o passar dos tempos foram surgindo diversas técnicas o que foi distinguindo as pessoas pelos seus conhecimentos, cada um foi tomando sua importância na sociedade e no seu local de trabalho. Com o capitalismo e a globalização, empresas esperamaumentar o desempenho da produção para alavancar os ganhos. Contanto, elas precisam contar com a cooperação de sua mão de obra, o que foi ocasionando programas de incentivos e maneiras de motivação que fizessem com que cada um dos funcionários produzissem mais.
Os trabalhadores estão sempre em busca de melhores salários, benefícios e novas oportunidades, enquanto as organizações buscam implementarpesquisas para filtrar os melhores talentos tanto interna como externamente, realizam testes sobre Clima Organizacional e Comprometimento, por exemplo, para que assim possuam os melhores profissionais possíveis e com isso venham a obter seus objetivos de expansão.
O intuito deste trabalho é mostrar como ocorre a relação entre indivíduo e organização, buscando, de forma simplificada, versar sobrecaracterísticas e aspectos dessa relação.

2. INDIVÍDUO
A teoria da hierarquia da necessidade, produzida por Maslow, dita muita bem as características do ser humano, pois segundo ela, todo indivíduo necessita alcançar os cinco níveis da hierarquia das necessidades para adquirir sua satisfação humana. Tais níveis são demonstrados na figura abaixo.

O nível mais baixo é o fisiológicas que nadamais é do que as necessidades quanto à sobrevivência, como água, ar e comida. No nível da segurança o individuo busca a proteção de possíveis perigos, relacionado a abrigo e proteção. No terceiro nível (sociais) as necessidades incluem amor, afeição e relacionamento com outras pessoas. No quarto busca-se respeito a si e aos outros. Finalmente temos a auto-realização que se refere à satisfação dosobjetivos pessoais e ao alcance do pleno potencial individual.
Com tais necessidades, o indivíduo precisa encontrar formas que possam saciá-las. E como desde a revolução industrial o trabalho passou a ser assalariado, o individuo começa a solucionar seus problemas trocando sua força de trabalho por um salário que lhe possibilite almejar suas realizações, porém, a maioria da sociedade nãoconsegue alcançar o quarto e quinto nível e outros tem dificuldade de se manter nos primeiros.
No emprego, o ser humano vai em busca das necessidades citadas, mas deve adaptar-se ao meio em que trabalha, obedecendo regras e imposições, além de dar seu máximo em prol da organização. Em suma, cada indivíduo deve saber o que se espera dele no desempenho de um papel e também o que ele pode e deve...
tracking img