Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O trabalho retrata de forma sucinta uma análise do filme Minha Vida Em Cor-De-Rosa (Ma vie en rose, 1997) relacionando-o com conceitos sociológicos adquiridos e segundo BERGER,Peter. Perspectivas Sociológicas, cap. 4 O homem na sociedade e FORACCHI, Marialice M & MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade. Segunda parte, cap. IV, itens 12 e 13.Sinopse

O filme retrata a história de Ludovick, um garoto de sete anos que acredita ser uma garota. 
Tudo estava bem, e a família não se importava (ou fingia não se importar) com o jeito de Ludovick até que ele se apaixona pelo filho do chefe de seu pai. A partir daí começa a trajetória de Ludovick de tentar ser “aceito” no meio social em que vive. Depois de variastentativas em vão, Ludovick entra em seu mundo cor de rosa onde ele pode ser do jeito que é, sem coerção do meio social em que faz parte. 
 
Controle Social: 
 É o meio que a sociedade utiliza para manter os indivíduos dentro de um padrão determinado pela própria sociedade; refere-se aos vários meios usados por uma sociedade para “enquadrar” seus membros recalcitrantes. 
Para que isso ocorra àsociedade utiliza de meios coercitivos como: 
• Violência física ou verbal. 
• Pressão econômica  
• Mecanismo de persuasão  
• Ridículo, difamação  
• Rejeição  
Os métodos de controle variam de acordo com a finalidade e o caráter do grupo em questão. Em qualquer um dos casos, os mecanismos sociais funcionam de maneira a eliminar membros indesejáveis“para estimular os outros”. 
“Tratam-se dos mecanismos de persuasão, ridículo, difamação, e opróbrio. Já se descobriu que em discussões grupais que se estendem durante certo período, os indivíduos modificam suas opiniões originais, ajustando-as à norma grupal, que corresponde a uma espécie de média aritmética de todas as opiniões representadas no grupo. “em BERGER, Peter. PerspectivasSociológicas, cap. 4:O homem na sociedade.
No filme observamos diversas cenas onde ocorre o controle social. Na cena em que Ludovick é agredido tanto verbal quanto fisicamente pelas outras crianças componentes do time de futebol após um dia de treino é um exemplo claro desse meio de controle. Essa agressão ocorre pelo fato de Ludovick ter características pessoais diferentes das características consideradascomo padrão da sociedade.  
Esse tipo de atitude tem como objetivo moldá-lo dentro dos padrões morais da sociedade dentro da qual o garoto se encontrava. 
Outro exemplo de controle social que ocorre no filme, se passa em sala de aula quando os outros alunos da sala de Ludovick caçoam dele fazendo gestos obscenos, insinuando que Ludovick tem seios e deseja ser uma menina. Esse tipo de atitudepuniu o comportamento do garoto por meio do ridículo, pois as crianças que se encontravam na sala de aula tentam mostrar para Ludo que suas atitudes não condizem com a moral da sociedade que eles se encontram. 
Observa-se também o controle social por meio da rejeição. Com a rejeição o individuo não é acolhido pelos outros componentes da sociedade por ter características diferentes do padrão social.Isso ocorre quando a mãe já intolerante com as atitudes do filho muda seu comportamento com relação a ele, não dando tanta atenção quanto dava antes de Ludovick expor seus desejos. 
 





Mobilidade Social: 
É a mudança de posição social de uma pessoa num determinado sistema de estratificação social. 
“Além disso, uma sociedade de classes é uma sociedade de alta mobilidade. Istosignifica que as posições sociais não são fixas, que muitas pessoas mudam suas posições para melhor ou para pior no decorrer de sua vida, e que, conseqüentemente, nenhuma posição parece inteiramente segura.” Em BERGER, Peter. Perspectivas Sociológicas, cap. 4 O homem na sociedade
A mobilidade social é vista quando a família Frade se desestabiliza economicamente pelo fato de Pierre ter perdido o...
tracking img