Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALUNO: JOSE ADOLFO C.DOS S. FILHO
CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA
PERIODO: 2º

Questionário sobre “A evolução da ciencia psicologica”

1 - Qual a importância de se conhecer a história da Psicologia?

É a partir do conhecimento da história da psicologia que vamos entender os processos históricos que redundaram na formulação de todas as teorias psicológicas, bem como no vicejar de tantas práticaspsicoterapêuticas. Se desejarmos nos engajar nesse campo de saber, precisamos conhecer o passo a passo do seu surgimento e do seu desenvolvimento ao longo dos anos, até o ponto em que nos sintamos habilitados para escolher a linha teórica que abraçaremos, ou mesmo aquela que nos servirá como orientação de autoconhecimento.

2 - Quais as condições econômicas e sociais da Grécia Antiga quepropiciaram o início da reflexão sobre o homem?

Condições econômicas? Na Grécia antiga, cerca de 3000 AC, o que tinha na Grécia antiga nessa época era muito conflito por causa de terra, alimentos e mulheres, as tribos ou comunas mais fortes atacava as mais fracas em busca de comida e mulheres e fazia os homens mais fortes de escravos, matavam-se os velhos e as crianças, assista ao filme 300,conta a história mais ou menos.

O pensamento sobre o homem surge com Sócrates, Platão e Aristóteles, os filósofos pós-socráticos, pois os mais antigos, os pré-socráticos se preocupavam com a matéria, adoravam a natureza. A reflexão sobre o 'homem' tem na Grécia um apoio da filosofia forte que por lá havia.
3. Quais as contribuições fundamentais para a Psicologia apontadas nos textos deSócrates, Platão e Aristóteles?

É com Sócrates que a psicologia na antiguidade ganha consistência. Sua principal preocupação era com o limite que separa o homem dos animais. Desta forma, postulava que a principal característica humana era a razão. A razão permitia ao homem sobrepor-se aos instintos, que seriam a base da irracionalidade.

O passo seguinte é dado por Platão. Esse filósofo procuroudefinir um “lugar” para a razão no nosso próprio corpo. Definiu esse lugar como sendo a cabeça, onde se encontra a alma do homem. A medula seria, portanto, o elemento de ligação da alma com o corpo. Este elemento de ligação era necessário porque Platão concebia a alma separada do corpo. Quando alguém morria, a matéria (o corpo) desaparecia, mas a alma ficava livre para ocupar outro corpo.A contribuição de Aristóteles foi inovadora, ao postular que a alma e o corpo não poderiam ser dissociados. Para Aristóteles, a psyché seria o princípio ativo da vida. Tudo aquilo que cresce se reproduz e se alimenta possui a sua psyché ou alma. Desta forma, os vegetais teriam a alma vegetativa, que se define pela função de alimentação e reprodução. Os animais teriam essa alma e a almasensitiva, que tem a função de percepção e movimento. E o homem teria os dois níveis anteriores e a alma racional, que tem a função pensante.

4. Com a hegemonia da Igreja, na Idade Média, qual a contribuição de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino para o conhecimento em Psicologia?

A Psicologia desse período está relacionada diretamente ao conhecimento religioso, a Igreja Católicamonopolizava o saber, bem como o estudo do psiquismo.
Santo Agostinho

Inspirado em Platão pregava a separação entre alma e corpo, entretanto, a alma não representava apenas a busca pela razão. Por ser imortal era um elemento de ligação com Deus, sendo até mesmo a própria manifestação divina no corpo do homem.

São Tomás de Aquino

Seguindo a linha de pensamento de Aristóteles, procurava explicarporque o homem em sua essência buscava a perfeição através de sua existência. Acrescido do ponto de vista religioso, somente Deus poderia reunir a essência e a existência de forma igual, em outras palavras, a busca de perfeição pelo homem seria a busca por Deus.

5. Em qual período histórico situa-se a contribuição de Descartes para a Psicologia? Qual é essa contribuição?

Durante o...
tracking img