Psicologia

Páginas: 3 (532 palavras) Publicado: 25 de abril de 2011
Tema: A Família Contemporânea

Questões sobre o texto:

1. Segundo a autora, quando é iniciada a crise da família?

Resposta: A crise na família começa a ocorrer quando esta se vêsobrecarregada e temerosa de sua capacidade para suprir todas as demandas impostas, pois cabia à família acolher, amar, tranqüilizar, mas também preparar para o trabalho e para a vida e manter a harmonia nuclear,ou seja, cabia à família tarefas muito difíceis de serem desempenhadas.

2. A posição dos pais em relação aos filhos, atualmente, sofreu modificações. De que forma elas são descritas pela autora?Resposta: A outra autora chama atenção para o fato de que, nas sociedades americanas, existia (ou ainda existe?) uma divisão, uma cisão entre afeto e autoridade, na medida em que os pais querem serresponsáveis apenas pelos bons momentos dos filhos. Corrigir, chamar atenção, ensinar, pôr de castigo, tudo isso ficaria sob responsabilidade das instituições educacionais e do social de uma maneirageral. Ou seja, os pais não querem ter que suportar o fato de, às vezes, serem vistos como autoritários, repressores, caretas ou coisas do tipo, o que também faz parte de um desenvolvimento saudável. Ésabido por nós que as crianças precisam não apenas de amor e atenção, mas também de limites, e esse limite que se estende para a fase da puberdade não é nada mais do que a reafirmação do amor dospais. Essa relação sem conflitos, sem limites ou regras severas, traz uma sensação de perfeição, de harmonia que em nada corresponde à verdade dos fatos.

3. A mídia desenvolve um papel importante paracrianças e adolescentes, segundo a autora. Cite-o.

Resposta: Segundo a autora, quanto mais os pais estão ausentes, mais as crianças e adolescentes ficam entregues à TV. Muitas vezes são formadas eeducadas pela mídia. Dessa forma, o seu desenvolvimento não é pautado em valores familiares e/ou fraternos, não se aponta com isso para uma ausência de valores e sim para uma formação pautada em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
  • A psicologia ou as psicologias
  • Psicologia ou psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!