Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Anamaria Roarelli Walti - R.A: B3879J-5

Caroline de Almeida Leonel – R.A: B298BD-9

Isabele Garcia da Rosa – R.A: B24883-1

Talita Bueno da Silva - R.A: B23093-2

Vanessa Lucheta Lisboa – R.A: B10130-0







Curso: Psicologia - Noturno











SOROCABA

2013/1

Sumário

1.Introdução.............................................................................................................................3
2. Discussão...............................................................................................................................4
3. Conclusão.............................................................................................................................10




























1.Introdução



A Psicologia Social é uma forma psicológica que envolve hábito e culturas, não somente o sujeito em si, mais envolvendo uma sociedade onde todos os valores são transmitidos de uns para os outros.

Nesse trabalho vamos avaliar e envolver os dados estudados em sala de aula e textos indicados pela professora juntamente com o filme assistido em sala: “Como Estrelas naTerra”.

Esse filme é passado em uma sociedade onde não se busca o interesse do outro, onde o foco é totalmente distinto. A história é focada em uma criança totalmente incompreendida pela falta de informação da sociedade em que ele vive.

Assim é possível observar como a falta de informação pode prejudicar um cidadão que precisa de um pouco mais de cuidado e orientação.

O conteúdodesse trabalho é o modo como a sociedade é no filme e como isto é visto e tratado na psicologia social.





































2. Discussão




A Psicologia e a Psicologia Social têm objetivos de estudos diferentes, apesar de podermos observar teorias semelhantes.

A Psicologia de uma forma geral estuda o comportamento do serhumano, tendo como base a subjetividade, os conhecimentos adquiridos ao longo da vida, os pensamentos e o inconsciente. A partir desses conceitos são estudadas as características peculiares de cada um, analisando e observando principalmente sua individualidade.

A Psicologia Social também estuda o comportamento, mas levando em consideração todo um contexto envolvido, no que esse indivíduoé influenciado socialmente, sua historia desde seu nascimento, grupo em que é inserido, costumes, cultura, inúmeros fatores que influenciam significadamente quem ele será e quem ele se tornará.

De uma forma quase que imperceptível, tomamos decisões de acordo com o que os outros julgam adequados, e isso diz bastante sobre o que somos.

Ao assistir o filme “Como estrelas na Terra”,podemos observar que o contexto em que o pequeno Ishaan é inserido, é de uma sociedade sem informação e que não leva em conta a Psicologia muito menos a Psicologia Social. Ishaan é um menino de oito anos que tem problemas com dislexia e sofre por não ter o seu “mundo” entendido. Sua família nunca percebeu o problema e na escola ele era tratado como uma criança preguiçosa, “burra” edesinteressada, sofria com as broncas do pai e das professoras, pois não entendiam o que ele tinha de errado. Esse é um problema que deve ser tratado de uma forma especial, principalmente no campo da aprendizagem, onde o indivíduo é mais afetado, pois tem dificuldade na associação do som à letra, costumam troca-lás como o b pelo d, ou mesmo escrevê-las na ordem inversa. Tudo isso o filme relatava.Nestes casos o indivíduo dever ser tratado com mais atenção, levando em conta todos os fatores, para que ele possa ter uma vida social normal.

Para nos tornarmos sociais, desde o nascimento dependemos de alguém, no mínimo de uma pessoa, o que já faz com que vivamos em grupo. Ao longo da vida viver em grupo será sempre necessário em vários momentos, seja na infância para as brincadeiras,...
tracking img