Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios de Cosmopax.

Psicologia de grupo e análise do ego. (Sigmund Freud – 1921)

1) Ao dialogar com o texto de Macdougall (A mente do grupo), Freud concorda com o mesmo de queem contraposição ao grupo não organizado (multidão) existe o grupo organizado. Descreva as cinco condições principais, elencadas por MacDougall, “para que haja a elevação da vida mental deuma multidão a um nível mais alto.”
 
2) Segundo Freud, quais são as possibilidades de investigação das alterações comportamentais dos indivíduos quando na multidão, propiciadas peloconceito de libido.
 
3) Para o aprofundamento das reflexões estabelecidas até este momento Freud elege para estudo os laçoes emocionais estabelecidos entre os membros da igreja católicae do exército. Tendo como base este texto responda as seguintes questões.
 
• Porque Freud denomina a igreja e o exército de grupos artificiais?
• Tendo como base ascaracterísticas destes dois grupos você os classificaria como grupos não organizados ou organizados?
4) Segundo Freud, qual a explicação para uma tal limitação do narcisismo observado nasrelações estabelecidas entre os integrantes da igreja católica e do exército da seus integrantes e o seu líder, qual o seu entendimento desta citação de Freud “O amor por si mesmo sóconhece uma barreira: o amor pelos outros, o amor por objetos” (130 p)
5) Qual a formulação proposta por Freud para articular os mecanismos de identificação e os laços emocionais entre osintegrantes da multidão com o seu líder?
6) Freud elenca duas possibilidades dentre os de laços emocionais estabelecidos pelo processo de identificação dos integrantes de um grupo,descreva qual a compreensão da psicanálise para o o tipo de enlace emocional é estabelecido entre os integrantes da multidão e seu líder descrito por Lebon como estado de fascinação hipnótica.
tracking img