Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – BRASÍLIA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL




PSICOLOGIA SOCIAL

Rejane de Sousa Silva RA: 3373586159
Olivia Dias do Amaral RA: 3368577447
Sergisnara P. de Santana RA: 3369578395




Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia social”, sob orientação do professor-tutor à distância Helenrose Pedroso.BRASÍLIA
2012
Introdução

Iremos, nas páginas a seguir, expor o que traçamos nas breves leituras, pesquisas e discussões.
Falaremos sobre o conceito de humilhação social e invisibilidade pública e na identificação desses fenômenos na vida cotidiana.
Dentro deste ensaio colocaremos a nossa visão acerca do sofrimento psíquico enfrentado pelos sujeitos socialmente excluídosprincipalmente trabalhadores que exercem um trabalho considerado desqualificado.
















Humilhação Social – Um Problema Político em Psicologia
José Moura Gonçalves Filho
Instituto de Psicologia – USP

Com a pobreza vem também a exclusão social, sentida freqüentemente pela classe pobre que é invisível aos olhos da sociedade. A exclusão gera grandes obstáculos sociais, ondeo pobre é sempre visto como um ser inferior a prestar serviços e receber ordens com exigências e reclamações, onde o trabalhador é tratado rigorosamente, é angustiante o sentimento de não possuir efetivamente direitos e de não existir no meio de outras pessoas. A humilhação social conhece, em seu mecanismo, determinações econômicas e inconscientes. Deveremos propô-la como uma modalidade deangústia disparada pelo enigma da desigualdade de classes, trata-se de um fenômeno ao mesmo tempo psicológico e político. O humilhado atravessa uma situação de impedimento para sua humanidade, uma situação reconhecível nele mesmo, em seu corpo e gestos, e também reconhecível em seu mundo, em seu trabalho e em seu bairro.
Para o estudo da humilhação social, um dos temas da psicologia social, é necessárioentender que trata-se de fenômeno histórico, observado pela exclusão recorrente das classes pobres e desprivilegiadas do ponto de vista da iniciativa e da palavra. Assim, os estudos de Marx (voltados ás determinações econômicas) e de Freud (voltados ás determinações puncionais), contribuem no sentido de contextualizar o homem em situação inter humana, ou seja, o homem havendo-se com outros homensmais do que com mecanismos.
A visão dos bairros pobres parece, às vezes, uma visão de ambientes arruinados: não são bairros que o tempo veio corroer ou as guerras vieram abalar, são bairros que mal puderam nascer para o tempo e para a história. Um bairro proletário não é feito de ruínas, as formas de um bairro pobre não figuram como destroços ou como edifícios decaídos. No bairro pobre, oespetáculo mais parece feito de interrupção, as linhas e as formas estão incompletas, não puderam se concluir. O resultado destas carências e frustrações é que os poderes mesmo da fabricação humana ficam perdidos ou nunca são alcançados; lançam-se em situações sem suporte, gastam-se no ar, sem resposta, são neutralizados. Faltam os instrumentos, faltam os materiais que suportariam o trabalho humano paraa configuração de um mundo, para a fisionomia de uma cultura.
A mobilidade extrema e insegura das famílias pobres, migrantes ou nômade-urbanas, impede a sedimentação do passado. Os retratos, o retrato de casamento, os panos e peças do enxoval, os objetos herdados, toda esta coleção de bens biográficos não logra acompanhar a odisséia dos miseráveis. São transferidos, são abandonados ou sãovendidos a preços irrisórios. A espoliação econômica manifesta-se ao mesmo tempo como espoliação do passado, não há memória para aqueles a quem nada pertence. Tudo o que se trabalhou, criou, lutou, a crônica da família ou do indivíduo vão cair no anonimato ao fim de seu percurso errante. A violência que separou suas articulações desconjuntou seus esforços, esbofeteou sua esperança, espoliou também...
tracking img