Psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Critica
BARROS, Monalisa Nascimento dos Santos, DIALOGOS: Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia Ciência e Profissão, Ano 4, nº 5, p. 24. P. 31, Dezembro 2007.

Uma obraestritamente descritiva com 60 páginas, resultantes de fatos, argumentos, dados históricos e entrevistas relacionadas à Psicologia Organizacional e suas raízes contextuais e praticas. Organizados em quinzecapítulos, de foco narrativo e informativo.

A trajetória da Psicologia Organizacional no Brasil se deu com a expansão do movimento burguês, implantação de processos administrativos modernos ecientíficos. Neste momento do texto o autor da obra debruça-se no surgimento inovador da analise de condutas humanas e dificuldades atribuídas à época e instauração do salário na segunda metade do séculoIX. Que foram fortemente marcados pelos estudos de Frederick Taylor para aumentar a produção.
Para melhor compreender as atividades dos psicólogos, nos anos 20 e 30, iniciaram investigações defatores ambientais que afetavam a produtividade, onde muitos seguiam a linhagem behaviorista. Avaliava-se as reações dos funcionários, expostos a inúmeras situações dentro das fabricas, chegando aconclusão que a satisfação do trabalhador estava associado à valorização “da função social” do individuo. Dando continuidade a reflexão do autor, McGregor destacou que o atendimento de uma necessidade básicagera um efeito que logo desaparece. Logo mais, foram criados acordos de cooperação e varias outras transformações nesse sentido, ate o avanço tecnológico abrange-se e com isso, os estudos científicostornarem mais claros as necessidades e formas de mudança no meio trabalhista, onde se compreendeu que a tendência das empresas era ter um psicólogo atuando para ajudar a promover um ambiente saudável eprodutivo.
Neste momento do texto, o autor relata surgimento de campanhas na valorização efetiva do psicólogo, Bruttin, professor da PUC-SP, afirma que a grande tarefa dos profissionais seria...
tracking img