Psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
cologia PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇOES

Priscila Pereira da Silva Nogueira
Profª Mayara Barbosa
Graduação em Administração (ADM 31) – Psicologia
24/04/12

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo conhecer o funcionamento da psicologia dentro do ambiente profissional, um meio pelo qual o homem influencia e é influenciado. Inicialmente será feito uma breve analise sobre a psicologia cientificae a psicologia organizacional. Em seguida passaremos a relatar sobre o adoecer psicológico do trabalhador, fazendo uma breve referencia as doenças da “modernidade” dentro do ambiente de trabalho e finalizaremos tentando compreender as relações de trabalho: suas implicações, motivações e trabalhões em equipes, buscando a satisfação na obtenção de resultados.

Palavras-chave: Psicologia,Organização, Mal do Século e Equipe.

1 INTRODUÇAO

A psicologia organizacional surgiu num período de transformação dos meios de produção, neste cenário de mudanças dos processos de produção tornava-se necessário tratar com maior objetividade questões relevantes à exploração da força de trabalho. Assim, a psicologia cientifica surge com o intuito de elaborar praticas com a finalidade de propiciar aadaptação do homem à nova realidade social, econômica e política. N estudo apresentado buscaremos a compreensão do trabalho do psicólogo nos ambientes de trabalho.

2 PSICOLOGIA CIENTIFICA
A psicologia cientifica é compreendida como a ciência que estuda o comportamento do ser humano, no que tange homem-corpo, homem-pensamento, homem-afeto e homem-ação. A psicologia surgiu como ciência na época emque o capitalismo encontrava-se em ascensão, um período caracterizado por inúmeras transformações do modo de produção dos países.

A psicologia cientifica surgiu com o intuito de elaborar praticas para adaptar o homem à nova realidade de trabalho e sociedade, estudando os fenômenos psicológicos que se referem aos processos que acontecem em nosso interno e que são construídos durante toda vida.Assim como a vida a psicologia está em constante transformação, nos mostrando na psicologia contemporânea a ruptura da visão de adaptação do ser humano na sociedade e nos mostra que a psicologia está ao alcance de todos e se constrói numa relação dialética sujeito-sociedade.

O ser humano está inserido em várias organizações, possibilitando assim conhecimentos psicológicos nestes contextos;Organizações sociais como familiares, educacionais, jurídicas, hospitalares e publicitárias, estas organizações darão aos indivíduos valores que constituem a cultura, as idéias dominantes do individuo. Quando nas organizações de trabalho o individuo passar por novas adaptações impostas por essa organização, o mesmo terá que se adequar a este meio do trabalho.

Com a transformação da psicologia os mitoscriados sobre o ser humano foram abandonados por estudiosos da ciência da psicologia, os mesmos constataram que apenas o biológico não é o suficiente para garantir uma vida em sociedade, e sim os traços herdados das organizações sociais que garante o ser humano a sobreviver em uma sociedade, o homem aprende a ser homem, ele aprende a trabalhar, usar instrumentos, planejar suas ações e temconsciência do que esta fazendo, utilizando e do meio em que está inserido, por isso o ser humano se diferencia dos demais animais.

O profissional da psicologia através de estudos científicos adquire conhecimentos que possibilitam compreender o comportamento humano. O psicólogo é o profissional da saúde responsável de cuidar da saúde mental dos seres humanos.

O processo de institucionalização se dáa partir do nascimento do homem, o mesmo não tem condições de sobreviver isoladamente, o que exige uma disponibilidade para a sociabilidade, tornar-se membro de uma sociedade, as pessoas estabelecem regularidades comportamentais e aos poucos vão descobrindo a forma mais rápida, simples e econômica de desempenhar as suas tarefas do cotidiano.

Segundo Wagner III e Holleuberh, o comportamento...
tracking img