Cpc 02

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A finalidade do CPC 02 é fazer a determinação da inclusão de transações em moeda estrangeira e operações no exterior nas demonstrações financeiras de uma entidade no Brasil e como converter as demonstrações financeiras da entidade no exterior para a moeda de apresentação das demonstrações financeiras no Brasil para fins de registro da equivalência patrimonial, de consolidaçãointegral ou proporcional das demonstrações financeiras. Estabelecendo critérios específicos para conversão de demonstrações financeiras de companhias no Brasil para outra moeda (“moeda de apresentação”) e introduz o conceito da moeda funcional, que anteriormente não era observado pelas práticas contábeis adotadas no Brasil.
      O CPC 02 trata ainda de procedimentos adicionais, tais comocontabilização de resultado de equivalência patrimonial de investimentos em subsidiárias estrangeiras, reconhecimento da variação cambial de transações dentro de um mesmo grupo, conversão dos resultados e a posição financeira de uma entidade, cuja moeda funcional seja a de uma economia hiperinflacionária.

1.0 Quanto à Adoção da CPC 02

Tal CPC será adotada na contabilização de transações e saldos emmoedas estrangeiras, na conversão dos resultados e dos balanços patrimoniais das entidades no exterior para fins de consolidação, consolidação proporcional e aplicação do método da equivalência patrimonial na entidade investidora e na conversão do resultado de uma entidade e de seu balanço patrimonial de uma para outra moeda na apresentação das demonstrações contábeis.

2.0 Termos usadosTipicamente na CPC 02

Os seguintes termos são usados conforme os significados abaixo descritos:

* Taxa de Fechamento é a taxa de câmbio vigente na data do balanço para operações
a vista.

* Variação Cambial é a diferença resultante da conversão de um valor em uma moeda para um valor em outra moeda, a diferentes taxas cambiais.

* Valor Justo é o valor pelo qual um ativopode ser negociado, ou um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.

* Moeda Estrangeira é uma moeda diferente da moeda funcional de uma entidade.

* Moeda Funcional é a moeda do ambiente econômico principal no quala entidade opera.

* Conglomerado é o conjunto da entidade controladora e todas as suas controladas.

* Itens Monetários são aqueles representados por dinheiro ou por direitos a serem
recebidos e obrigações a serem liquidadas em dinheiro.

* Itens Não Monetários são aqueles representados por ativos e passivos que não serão recebidos ou liquidados em dinheiro.

*Investimento Líquido em uma entidade no exterior é o valor da participação detida pela entidade investidora no patrimônio líquido da entidade investida, adicionado (ou diminuído) de crédito ou (débito) junto a essa investida que tenha natureza de investimento.

* Moeda de Apresentação é a moeda na qual as demonstrações contábeis são
apresentadas.

* Taxa de Câmbio a Vista é ataxa normalmente utilizada para liquidação imediata das operações de câmbio; no Brasil, a taxa a ser utilizada é a divulgada pelo Banco Central do Brasil.

3.0 Filiais, Agências, Sucursais ou Dependências no Exterior

As filiais, agências, sucursais ou dependências e mesmo uma controlada no exterior que não se caracterizam como entidades independentes mantidas por investidoras brasileirasno exterior, por não possuírem corpo gerencial próprio, autonomia administrativa, não contratarem operações próprias, utilizarem a moeda da investidora como sua moeda funcional e funcionarem, na essência, como extensão das atividades da investidora, devem normalmente ter, para fins de apresentação, seus ativos, passivos e resultados integrados às demonstrações contábeis da matriz no Brasil...
tracking img