Psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamento Organizacional


É o estudo do comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. São as ações do individuo na empresa, sua personalidade, atitudes, percepção, aprendizagem e motivação.
As pessoas passam a maior parte de seu tempo vivendo ou trabalhando dentro de organizações, isto gera impacto sobre as vidas e sobre aqualidade de vida dos indivíduos.
Segundo ROBBINS: “Comportamento Organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização”. Assim, explica que a relação entre o indivíduo e sua organização, deve serdesenvolvida para o alcance de um melhor relacionamento organizacional.
O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. O comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, inclui tópicos básicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicaçãointerpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.
Para aplicar e gerenciar tal conhecimento na organização é fundamental que executivos exerçam, planejamento, organização, liderança e controle, para isso as relações interpessoais são essenciais, já que estãodiretamente ligados a pessoas, de diferentes raças e culturas, que precisam estar alinhadas como o planejamento estratégico da organização. Integrá-los e liderá-los é uma tarefa difícil e de longo prazo, já que não se preocupavam com essa integração antigamente. Levar todos os funcionários de uma organização a um entendimento e total compreensão de sua missão, consiste na necessidade do estudo docomportamento organizacional dentro da organização.
Entretanto, várias são as críticas aos gerentes que, de maneira tradicional, tentam administrar empresas em situações que não se assemelham aquelas do passado. Os tempos atuais requerem mais informações e recursos para o enfrentamento de condições instáveis e inesperadas.
Os gerentes, atualmente, são levados a dar respostas às situaçõescomplexas que exigem diferentes habilidades. As pressões de tempo, satisfação do cliente, redução de custos, entre outras, estão presentes no dia-a-dia daqueles que administram.
Várias são as restrições aos gerentes que, de alguma forma, não conseguem corresponder às expectativas de um conjunto exigente de pessoas (clientes, subordinados, acionistas, fornecedores, etc.), levando a algumasconstatações, tais como: 1) os gerentes, de maneira geral, não conhecem a realidade do mercado onde suas empresas atuam (não conhecem em profundidade as demandas, características, tendências); 2) os gerentes em geral não conhecem o perfil dos seus clientes (não sabem das suas necessidades, expectativas e dificuldades); 3) muitas vezes, os gerentes não sabem tomar decisões diante de situações complexas (têmmedo das consequências, não têm autonomia, preferem que seus superiores assumam as consequências); 4) as tarefas dos gerentes frequentemente são apenas de rotina, conduzindo suas ações voltadas muito mais para situações que já ocorreram do que para questões prospectivas; 5) alguns gerentes não se mostram capazes de lidar eficazmente com pessoas (não sabem lidar com as emoções, não sabem liderar,nem tampouco conduzir uma boa reunião com a participação intensa de todos).
Diante dessas adversidades e de tanta concorrência no mercado, passou a ser um imperativo para os gerentes conhecer da melhor forma e em profundidade os fatores relacionados ao comportamento humano, como a importância das percepções, a influência das atitudes e a abrangência dos nossos valores.
A qualidade...
tracking img