Psicologia organizacional e do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia Organizacional e do Trabalho
No início do século XX, com a consolidação da Revolução Industrial e o Taylorismo, começa-se a pensar no aumento da produção através de técnicas de maior controle sobre o trabalho e da lógica de produção em massa. Nesse mesmo período, com a consolidação da Psicologia como ciência Humana, a Psicologia do Trabalho assume a sua primeira face, atrelada aosinteresses das indústrias, instrumentalizando alguns dos pressupostos do Taylorismo (SAMPAIO, 1998).
A Psicologia Industrial resumia-se inicialmente à seleção e colocação profissional. Muito tempo depois, em 1952, ela passa a estudar a motivação, comunicação e o comportamento de grupo (SAMPAIO, 1998). A Psicologia Industrial avaliava as diferenças individuais. Ela foi fortalecida por movimentosiniciados por Cattell e Binet. Qualificada de psicotécnica e definida como a utilização de testes psicológicos para a seleção e orientação profissional, a Psicologia Industrial tem o propósito de formular estratégias objetivas de avaliação das habilidades e aptidões dos indivíduos diante de tarefas prescritas para o posto, cargo ou área de interesse profissional (CRUZ, 2002).
Durante as décadasentre as duas Guerras Mundiais, a Psicologia Organizacional expandiu-se para a maioria das áreas em que é utilizada atualmente. À medida que as organizações foram crescendo, elas contrataram Psicólogos para atender a muitos de seus crescentes problemas funcionais, principalmente os relacionados com a produtividade (SPECTOR, 2006).
O grande desenvolvimento da Psicologia do Trabalho se dá a partirda Segunda Guerra Mundial, onde foram desenvolvidas técnicas de colocação de pessoal, treinamento, classificação de pessoal e avaliação de desempenho (SAMPAIO, 1998).
No período pós-guerra, há uma crise nos modelos de desenvolvimento, tornando as técnicas até então utilizadas, ineficientes, surgindo assim uma segunda face da Psicologia do Trabalho: a Psicologia Organizacional, contribuindo paraas discussões das estruturas organizacionais (SAMPAIO, 1998). A Psicologia continuou os estudos sobre treinamento, com a visão de capacitação para o trabalho e também o desenvolvimento de recursos humanos (SAMPAIO, 1998).
Em uma terceira face, ela se torna Psicologia do Trabalho, agrupando características da Psicologia Organizacional e Industrial, “que tem como ponto central o estudo e acompreensão do trabalho humano em todos os seus significados e manifestações” (LIMA, 1994, apud SAMPAIO, 1998, p. 27).
O trabalho constituiu-se para o homem como um verdadeiro sentido de vida, sendo que, em muitas situações, ele passa a maior parte de seu tempo trabalhando, mais do que vivenciando situações fora do espaço de trabalho. É pertinente enfatizar aqui a definição de Borges e Tamayo (2001, p.13):“ O trabalho é rico de sentido individual e social. É o meio de produção da vida de cada um, criando sentidos existenciais ou contribuindo na estruturação da personalidade e da identidade”.
De acordo com CHIAVENATO (2009) nos diz que quanto maior o crescimento maior a responsabilidade e complexidade em todos os recursos, principalmente em recursos humanos, pois aumenta o numero de pessoase os significados delas, pois são elas que tem um diferencial competitivo e promovem o sucesso organizacional.
Para que esses significados sejam vistos e trabalhem de forma coerente, é necessário apresentar a função de recursos humanos e suas sub-divisões para estabelecer estratégia de diversos segmentos. SAMPAIO (1998) nos mostra essas atividades: Seleção e colocação de Pessoal, Planejamentode Recursos Humanos, Treinamento de Pessoal, desenvolvimento de recursos humanos, avaliação de desempenho, saúde mental do trabalhador, plano de cargos e salários, condições de trabalho, mudança e analise das organizações, e ensino e pesquisa.
Seleção e colocação de pessoal envolve algumas características pessoais que variam de acordo com a necessidade de cada colocação e ambiente, essas...
tracking img