Psicologia organizacional e do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia Organizacional e do Trabalho

Introdução
Atualmente a área em que o psicólogo que realiza trabalhos em empresas e/ou em outras instituições tem sido definido como Psicologia doTrabalho. Tal terminologia advém de um longo histórico da psicologia dentro das instituições nas quais passou por três faces distintas até ser definida com está hoje.
A primeira face da psicologia dentro deinstituições pautou-se pelo trabalho dentro das indústrias, por isso denominada Psicologia da Indústria, realizando somente serviços de seleção e colocação profissional e aos estudos da produtividadeem função do esforço. Paralelamente, os estudos da Administração começaram a pesquisar a influência das relações humanas na produtividade, afirmando que as relações de grupo eram capazes de alteraros resultados da produção. Assim, surgiram estudos da Psicologia da Indústria a respeito de motivação, comunicação e comportamento de grupo. Nessa época está acontecendo a Segunda Guerra Mundial e sãodesenvolvidos estudos acerca de treinamento, técnicas de colocação de pessoal, classificação de pessoal e avaliação de desempenho, além da engineering psychology que desenvolvia equipamentos adequadosa capacidade humana de produção. No pós Segunda Guerra Mundial a Psicologia da Indústria já possuía um vasto campo de atuação: seleção, classificação de pessoal, avaliação de desempenho, as condiçõesde trabalho, treinamento, liderança e a engineering psychology.
Em sua segunda face a Psicologia da Indústria passa a ser chamada de Psicologia Organizacional por começar a estudar as estruturas daorganização. Isto significou uma ampliação do objeto de estudo do psicólogo que passou a realizar também o desenvolvimento dos recursos humanos. Dentro dessa nova psicologia estão associadas as ideiasde Desenvolvimento Organizacional (D.O.) e Desenvolvimento Gerencial (D. G.) visando obter uma certa flexibilidade nas relações de trabalho com a finalidade de reduzir/evitar conflitos. Também se...
tracking img