Psicologia institucional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO INSTITUCINAL


Francieli Pauletto de Souza[1], Clarissa Giuliani Scherer[2].
Faculdade Assis Gurgacz, Cascavel, PR.

Este trabalho teve por objetivo fazer o diagnóstico e a intervenção institucional de uma Instituição de trabalho, o qual teve como base os pressupostos da análise institucional, a qual analisa as problemáticas das empresas, não somente comoproblemas organizacionais ligados ao universo do trabalho, nem como problemas individuais ou psicológicos, mas como sendo de ordem institucional e, como estes, na maioria das vezes, são atravessados e penetrados por tensões e questões de toda sociedade. Sendo que cada instituição tem seus objetivos e estes devem ser conhecidos pelo psicólogo, como ponto de partida para o seu ingresso na mesma. Toda ainstituição tem objetivos implícitos e explícitos, conteúdos manifestos e latentes. E a função do psicólogo na intervenção, é demarcar os objetivos gerais e imediatos da tarefa; aceitar ou não os objetivos da instituição ou a forma como ela age para alcançá-los; diagnosticar os objetivos particulares imediatos ou específicos e a partir disto, realizar a intervenção adequada a empresa. Osparticipantes da pesquisa foram 18 pessoas de um setor interno da empresa, todos do sexo masculino, sendo que a maior parte deles, trabalhavam na empresa a mais de cinco anos. Os instrumentos utilizados para a pesquisa, foram um questionário semi-estruturado, com 28 questões abertas, gravadas e posteriormente transcritas. Nos resultados, investigamos as questões sobre como eles observavam as temáticasabordadas, como a comunicação, os programas de qualidade e relacionamento interpessoal, e a partir disto, verificamos quais seriam os fatores que eles acreditavam que tinham mudado com a intervenção realizada.


Palavras-chave: intervenção, análise institucional, organização.

1 INTRODUÇÃO
Este trabalho teve por objetivo fazer a intervenção institucional de uma Instituição de trabalho, na qualserá descrito posteriormente, o qual teve como base o diagnóstico institucional realizado no 2º semestre de 2006.
A partir disto, iremos abordar algumas questões referentes ao campo de estágio no qual estive inserida, procurando analisar as demandas encontradas, e identificando com os grupos possíveis soluções que poderiam ser adequadas para o melhor andamento das atividades no setor.Diante da demanda levantada pelo diagnóstico, usei analisadores naturais e artificiais para efetuar a intervenção com os funcionários do setor. E para isto, tive como base os pressupostos teóricos da Psicologia Institucional. Com os resultados obtidos da intervenção institucional, tive uma experiência prática de aplicação das teorias com um conhecimento amplo da organização institucional dentro daempresa onde atue, o que acrescentou para o meu futuro profissional.

2 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO


A empresa pesquisada refere-se a área de transporte coletivo com uma filial na cidade de Cascavel/PR. Sendo que no início do século 21, ela entrou transportando 272 mil passageiros por dia, percorrendo 60% do território nacional, cobrindo 23 três estados brasileiros, além da Venezuela eda Bolívia. Para atender a dimensão e complexidade de suas operações em um mercado mais competitivo, a empresa começou a rever sua forma de atuação, procurando mais competitividade, flexibilidade, eficiência e garantia de segurança do usuário (Ribeiro, 2004).
Dentre as exigências desse novo panorama organizacional, os fatores de maior influência nos níveis estratégicos e decisórios daempresa foram a automação e a informatização com recursos de alta tecnologia, somados com novas formas de trabalho gerencial (Ribeiro, 2004).
A cultura organizacional procura apoiar-se no comportamento ético, visando preservar a imagem da organização e valorização humana, implantando o que existe de mais moderno no seguimento de transporte rodoviário no mundo (Ribeiro, 2004).
Hoje a...
tracking img