Psicologia hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Com base no texto “Psicologia da Saúde e Psicologia hospitalar, definições e possibilidades de inserção profissional”, de Elisa Kern de Castrol e Elen Bornholdtll, podemos verificar a dificuldade deidentificarmos a verdadeira função de um psicólogo dentro de uma instituição hospitalar, até pelo fato de só termos a denominação de Psicologia Hospitalar no Brasil, enquanto em outros países o quepoderíamos considerar a mesma área de atuação é denominada Psicologia da Saúde.
Porém os dois termos, hospital e saúde não são equivalentes, enquanto saúde se refere a um conceito complexo,relativo as funções orgânicas, físicas e mentais (WHO 2003), hospital diz respeito a uma instituição concreta, onde se tratam doentes, internados ou não.
O objetivo da Psicologia da Saúde, é compreendercomo fatores biológicos, comportamentais e sociais influenciam na saúde e na doença (APA2003).
Na América Latina, em 1984, em cuba, aconteceu o 1º encontro de profissionais da área de saúde ,reunindo cerca de 1000 psicólogos , o que foi um marco popular e reconhecimento da área(Remor 199), á partir deste encontro, constituiu-se a ALAPSA(2003), associação esta que reúne diversos paíseslatino- americanos.
A Psicologia da Saúde, foi a área que mais absorveu psicólogos nos últimos 15 anos no Brasil e em outros países da América Latina, mesmo com uma insuficiente incorporação dospsicólogos nos setores da saúde (Yamamoto e Cunha 1998),
A Psicologia Clínica (CRP 2003), também atua na área da saúde em diferentes contextos, além do consultório particular, hospitais, unidadespsiquiátricas, programas de atenção primária, postos de saúde, entre outros, prevenindo doenças no âmbito primário, secundário e terceário. Pode-se então, observar que este conceito , está intimamenteassociado ao que é Psicologia da Saúde.
Existem semelhanças entre Psicologia da Saúde e Psicologia Clínica, mas pode-se diferenciá-las:
A Psicologia Clínica, centra sua atuação em diversos contextos e...
tracking img