Psicologia escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Personalidade

A personalidade exprime a totalidade de um der, tal como aparece a outros e a si próprio, na sua continuidade. E o modo relativamente constante e peculiar de perceber, pensar, sentir, e de agir do indivíduo. Inclui as atitudes, habilidades, crenças, emoções, desejos, o modo de se comportar e, inclusive de aspectos físicos do individuo.

Segundo Eunofre Marques, em sua pagina nainternet em um trecho retirado de lã diz :

"Personalidade é o modo de ser do indivíduo. Com esta expressão estamos querendo dizer que a personalidade é uma construção formal sobre o indivíduo e que ela abstrai todos os seus conteúdos. A partir desse conceito, retornando ao indivíduo, verificamos que cada indivíduo tem a tendência de ser de uma determinada forma, que predomina sobre a sua história esobre a sua actualidade.



E observamos que essa tendência já se manifesta nos primeiros meses de vida e o acompanha por toda a sua vida. Ele pode mudar de convicções, de ideias, de crenças, de profissão, etc., pode realizar revoluções em sua vida, mas continuará sempre com o seu mesmo modo de ser, isto é, ele sempre fará tudo com as suas mesmas tendências. Daí concluirmos que a personalidade éinata e que ela não modifica a sua natureza no decorrer da existência.



Esta conclusão conflitua com quase tudo o que se tem escrito sobre a personalidade, especialmente aquilo que sofre influências entre proteccionistas, segundo as quais é teoricamente possível transformar completamente o indivíduo, o que na prática jamais foi percebido.



Não que o indivíduo não possa transformar-se, a épossível fazê-lo até radicalmente, mas ele continuará tendo o mesmo tipo de personalidade com que nasceu. Isto é, o mundo interno pode transformar-se de qualquer modo, mas as tendências básicas do indivíduo sempre se manterão imutáveis. Ele pode tornar-se um depressivo de um modo completamente diferente do que o fora, mas sempre será um depressivo.



Evidentemente, o modo de ser do indivíduo, a suaforma, é preenchida com o seu conteúdo, que lhe dá a unidade e a característica de ser exclusivo e ímpar em relação a todos os demais seres humanos.



A maior vantagem de adoptar esse conceito de personalidade é que ela nos aproxima do psiquismo, que é a forma da mente e que é comprovadamente eficaz como construção científica. E nos permite também adoptar referências para as categorias quedeveremos determinar na personalidade, como veremos."





Teorias da personalidade

Teoria

Teoria e a forma de exsicação dos factos, de forma unitária, coerente, livre de contradições internas e que conduza a descoberta de novos factos.

A questão da abordagem do desenvolvimento psíquico, e ainda polémica pela existência de varias teorias explicativas, que estão divididas em grupo.



A conduta humana ereconhecida como complexa. Assim, o comportamento não e determinado por um único factor, mas sim por muitos factores, da natureza diversa. Diante de tão complexo campo de investigação, diferentes grupos de estudiosos enfatizaram diferentes grupos de aspectos de comportamento. Alguns concentram-se em hereditariedade e outros em influências ambientais. Outros ainda favorecem a formação de conjuntosde leis gerais, entendendo o homem como ser social e ao mesmo tempo biológico.

As teorias da personalidade que merecem distinção especial são:

O behaviorismo, o gestaltismo, a psicanálise, a disposição, a humanista, a fenomenologia, a cognitiva, a biológica, a evolucionista, etc.



O behaviorismo

O termo “behaviorismo” que em inglês “behavior” significa comportamento, foi inaugurado peloamericano John Whatson. Watson postulava o comportamento como objecto de estudo da psicologia e defendia que este (comportamento) devia ser estudado em função de certas variáveis do meio.

Para entender a personalidade deve-se analisar as relações funcionais entre acções visíveis e suas consequências também visíveis.

A essência de todo behaviorismo e ser a ciência do par Estimulo-Resposta. Todo o...
tracking img