Psicologia Escolar: pensamento critico e praticas profissionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: texto Psicologia e Educacao: desafios teorico-praticos.
A psicologia como ciência apresenta uma dicotomia que se instaurou no plano teórico entre individuo e sociedade, expressa em duas vertentes principais: objetivistas – em que a questão da objetividade se resolve pelo estabelecimento de relações mecânicas de correspondência entre fatos psicológicos e fatos exteriores. Subjetivistas– que se fundamentam na predominância do sujeito sobre o objeto, colocando-o no papel de criador da realidade. Com essa dicotomia, continuaremos ora nos deparando com teorias que transformam contradições econômicas em problemas psicológicos, ora com teorias que colocam os indivíduos como meros suportes das relações sociais (determinismo social).
É preciso pensar a origem e o desenvolvimento dapsicologia em sua relação tanto com as demandas sociais colocadas pela exigência do desenvolvimento do capitalismo quanto a ideologia dominante que o informa e sustenta.
O processo de adaptação social do individuo tem como consequência a descontextualizacao e fragmentação do individuo, a psicologizacao do social e a naturalização dos fenômenos humanos como resultado da negação de seu caráterfundamentalmente histórico.
O próprio fundamento da sociabilidade humana é a necessidade de entrar em relação com a natureza e os outros homens para que sejam atendidas tanto as necessidades materiais quanto as psicológicas. É somente nessas relações sociais que o individuo pode ser compreendido.
Psicologia histórico-cultural: VYGOSTKY – resgatar os fenômenos psicológicos enquanto mediações entrehistoria social e a vida concreta dos indivíduos
O verdadeiro curso do desenvolvimento do pensamento vai do social para o individual, ou seja, as origens das formas superiores de comportamento consciente deveriam ser encontradas nas relações sociais que o individuo estabelece com o mundo exterior. Duas tendências importantes na psicologia: Primeiro, as concepções que consideram que o comportamentosocial se deriva do individual. Segundo, aquelas q advogam que o individuo sofre de influencias sociais de forma passiva e que se fundamentam em um conceito de ambiente, ou seja, o meio social coloca-se como algo dado e natural, ao qual se deve ajustar.
Para Vygostsky, o principal fato humano é a transmissão e assimilação da cultura. Assim, a aprendizagem é alçada a posição de extremaimportância, já que é o processo de apropriação da experiência acumulada pelo gênero humano no decurso da historia social que permite a cada homem a aquisição das qualidades, capacidades e características humanas formadas historicamente e a criação continua de novas aptidões e funções psíquicas. – desenvolvimento do psiquismo humano x cultura : evolução das funções psíquicas e as formas através das quaiscada individuo se apropria da experiência histórica. Tanto a necessidade quanto a possibilidade de se pensar o papel fundamental do individuo no processo histórico. Porem, a sociedade moderna impede, das mais diferentes formas, sua emergência e desenvolvimento.
É preciso denunciar o fetichismo, a alienação, a reificacao e coisificação do homem transformado em mercadoria, as necessidadesindividuais submetidas as necessidades de expansão do capital, a miséria humana, a irracionalidade, o desperdício e atrofiamento das potencialidades humanas, enfim, toda a heteronomia nas condições postas pelo capitalismo e, ao mesmo tempo, compreender que apesar de tudo isto, os seres humanos permanecem obstinadamente humanos.
O pensamento critico na Psicologia Escolar
A psicologia escolar tem muitasvezes se limitado a atuar em direção a questões secundarias que, na melhor das hipóteses, são apenas algumas manifestações de problemas escolares e sociais graves e complexos.
O processo de culpabilizacao do aluno, pela via da patologizacao dos problemas escolares, tem se fundamentado ao longo de nossa historia em variadas abordagens teóricas, que por diferentes caminhos expressam a mesma...
tracking img