Psicologia em contextos educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
DISCENTE: Rodrigo Arcanjo

RESENHA SOBRE “ADOLESCÊNCIA E ESCOLARIZACAO NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA EM PSICOLOGIA ESCOLA”

O presente trabalho de Ana Karina AmorimChecchia traz uma articulação entre a adolescência e a escolarização, para a autora é um tema que retrata a sua história, um tema interessante e pouco estudado na área da Psicologia escolar,bem como noquestionamento da concepção hegemônica no campo da Psicologia sobre a adolescência, a partir de uma perspectiva crítica em que se enfatiza a constituição social e histórica dos fenômenos, em oposição à suanaturalização.
A autora desenvolve uma pesquisa voltada para jovens alunos da oitava serie de classes populares em uma escola publica de São Paulo, com intuito deinvestigar a versão deles sobre aexperiência escolar na adolescência.
A autora teve a preocupação de esclarecer sobre a concepção tradicional da adolescência e vislumbrar outra concepção acerca da adolescência. Primeiro asconcepções tradicionais acerca da adolescência foram apatologização, auniversalização e naturalização do adolescente, produzida e reproduzida pela cultura ocidental, assimilada pelo homem comum e pelos meios decomunicação de massa e reafirmada pela psicologia tradicional (Aguiar, Bock e Ozella, 2001) eque desequilíbrios e instabilidades são inerentes ao jovem e correspondem a alguns dos traços que compõemuma crise preexistente a esse momento da vida. (Stanley Hall,1925; Debesse, 1946; Aberastury, 1980; Knobel, 1981 a 1981b; Anna Freud, 1986; Bossa, 1998; Levisky, 2000).Posto a adolescência como umafase turbulências, crises , conflitos e instabilidades, era necessário superar essas concepções, que ficaram arraigadas ao longo do tempo. Para isso, a autora propõe que “a concepção da adolescência comoum fenômeno social e historicamente constituído”. Ela se apoia nos autores do livro intitulado “adolescências construídas: a visão da psicologia sócio-histórica”,organizado por Ozella (2003 a),...
tracking img