Psicologia domiciliar e home care

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
As necessidades encontradas em distintas localidades da sociedade onde pessoas, que por algum motivo ou tipo de dificuldade, e incapacidade de locomoção que o impeça de ir ao psicólogo, por problemas físico ou psíquico, devem receber a atenção do psicólogo da saúde que deverá estar prontamente qualificado para oferecer a assistência em domicilio.
A assistência domiciliar é um temaque atualmente traz muita discussão entre profissionais da área da saúde e entre administradores. Essa modalidade de assistência tem uma variável, também conhecida como home care (do inglês, cuidado no lar ou atendimento domiciliar), pode ser definida como um conjunto de procedimentos hospitalares possíveis de serem realizados na casa do paciente. Abrangem ações de saúde desenvolvidas porpsicólogos da saúde especializados e uma equipe interprofissional, baseadas em diagnóstico da realidade em que o paciente está inserido, visando à promoção, à manutenção e à reabilitação da saúde.
Nos últimos anos, a partir do grande desenvolvimento da Psicologia da Saúde, criaram-se novas possibilidades de intervenção e posicionamentos da Psicologia enquanto ciência, que passou a repensar práticas eteorias (Teixeira, 2004).
O psicólogo em domicilio irá abordar os problemas emocionais e comportamentais em sua própria casa têm inúmeras vantagens. A consulta é realizada com o máximo conforto e privacidade em um confortável e seguro ambiente para você se sentir mais relaxado e menos inibido, outro importante benefício é a economia óbvia de tempo, e que não envolve viagens até o consultório doprofissional.

2. O início
No Brasil as visitas domiciliares tiveram inicio com as atividades de enfermagem na década de 1920 por meio de assistência preventiva às famílias, com o intuito de modificar a realidade epidemiológica da época. Essa forma de atuação perdurou até a década de 1940 sendo esquecida no período da ditadura militar, ressurgindo, com a reforma sanitária, buscando garantir umaassistência universal, integral e imparcial a toda população brasileira por equipes multidisciplinares compostas por diversos profissionais da saúde entre eles: um médico, um psicólogo, um enfermeiro, um dentista e um fisioterapeuta que juntos participam da promoção da saúde da população menos favorecida em suas residências e comunidades.
Aproximadamente há duas décadas no Brasil, o serviço deatendimento domiciliar, permite que cuidados, tratamentos, produtos, equipamentos, serviços especializados e específicos sejam oferecidos aos pacientes em ambientes não convencionais de saúde, especialmente nas suas residências.
A diferença entre psicólogo que atende em casa e o home care. Um profissional de saúde autônomo que atende por conta própria em domicílio, não é uma empresa de home care.Portanto, Psicólogo, Medico, Dentista, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Enfermeiro ou qualquer outro profissional na área de saúde e atende seu paciente em casa, sem ter vinculo contratual com uma legítima empresa de home care, não pratica a modalidade de home care; portanto diz-se ele atende em casa.
Uma empresa que oferece apenas os serviços de enfermagem ou qualquer outra profissão na área desaúde a domicílio, não é uma empresa de home care, pois, para ser uma empresa de home care, uma empresa deve cumprir às resoluções aplicáveis, e inevitavelmente, terá que ter a estrutura exigida, e uma equipe interdisciplinar que pratique de acordo com os protocolos operacionais de uma empresa de home care de forma a atender seus pacientes/clientes.

3. Psicólogo da Saúde na assistênciadomiciliar:
O que vem a ser a atuação do psicólogo na assistência domiciliar?
É um serviço apresentado por psicólogos especializado em atender clientes impossibilitados de irem ao consultório. Também confundido com home care. Por ser uma pratica de atendimento conhecido como “home care” (atendimento domiciliar), vem ocupando um espaço importante como forma de atendimento a clientes que...
tracking img