Reuso de agua pluvial em empresa de transporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Reuso da Água


O reaproveitamento ou reuso da água é o processo pelo qual a água, tratada ou não, é reutilizada para o mesmo ou outro fim. Essa reutilização pode ser direta ou indireta, decorrente de ações planejadas ou não.


2.2 Reuso indireto não-planejado da água:


É aquele em que a água, utilizada em alguma atividade humana, é descarregada no meioambiente e novamente utilizada a jusante, em sua forma diluída, de maneira não intencional e não controlada.

2.3 Reuso indireto planejado da água:


É aquele no qual os efluentes depois de tratados são descarregados de forma planejada nos corpos de águas superficiais ou subterrâneas, para sem utilizadas a jusante, de maneira controlada, no atendimento de alguma necessidade.
O reusoindireto planejado da água pressupõe que exista também um controle sobre as eventuais novas descargas de efluentes no caminho, garantindo assim que o efluente tratado estará sujeito apenas a misturas com outros efluentes que também atendam aos requisitos de qualidade do reuso objetivado.



2.4 Reuso direto planejado das águas:

É aquele cujos efluentes, depois de tratados, são encaminhadosdiretamente de seu ponto de descarga até o local do reuso. Já vem sendo praticado por indústrias e em irrigação.


























3. APLICAÇÕES DO SISTEMA


3.1 Com a aplicação do ETAR - Estação de Tratamento de Água de Reuso


Possibilita a reutilização de toda a água coletada no pátio de lavagem de veículos, proporcionando uma economia de até 70% dasdespesas com água. O melhor processo a ser implantado, é o método de Flotação, pois com o sistema de gradeamento, os sólidos brutos como objetos grandes, tecidos, pedaço de ferro, madeiras e outros são removidos, até porque causam danos aos equipamentos. Os matérias sedimentáveis encontrados nas águas residuárias, são separados pelo meio de Flotação e Sedimentação. Algumas aplicações para reuso daágua ou da água reciclada incluem entre outros possíveis, os industriais, irrigação de lavouras, a irrigação de parques e jardins, campos de futebol, sistemas decorativos aquáticos, tais como fontes, chafarizes, espelhos e quedas d'água, reserva de proteção contra incêndios, lavagem de trens e ônibus públicos, gramados, árvores e rodovias.

A seguir são ilustradas algumas destas aplicações:Figura1:Reutilização da Água na irrigação das Plantas.

Reusar a água ou usar a água reciclada traz benefícios porque reduz a demanda nas águas de superfície e subterrâneas disponíveis. O uso da água de maneira mais eficiente protege o meio ambiente, economiza energia, reduz os investimentos em infra-estrutura, ocasionando melhoria dos processos industriais. O uso eficiente da água representauma efetiva economia para consumidores, empresas e a sociedade de um modo geral.
Um dos pilares do uso eficiente da água é o combate incessante às perdas e aos desperdícios - no caso do Brasil a média de perdas nos sistemas de abastecimento é de 40%. Um sistema de abastecimento de água potável não deve ter como objetivo principal tratar água para irrigação ou para servir como descarga parabanheiros ou outros usos menos nobres. Esses usos podem ser perfeitamente cobertos pelo reuso ou por água reciclada.

Alguns fatores devem ser considerados em um programa de reuso da água:
• Identificação de oportunidades em reusar a água.
• A determinação da qualidade mínima da água necessária para o uso em questão.
• Avaliação da degradação da qualidade de água resultante do primeiro uso.•Identificação das fontes de água que satisfazem às exigências de qualidade da água.
•Determinação de como a água pode ser transportada ao novo uso.

Governo e Concessionárias devem unir seus esforços para desenvolver programas de informação ao público sobre os princípios da eficiência do uso da água explicitando como a água chega ao consumidor; os custos do serviço da água; a importância de...
tracking img