Psicologia do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A psicologia do trabalho é uma área que apareceu inserida na psicologia aplicada (os primeiros grandes estudos psicológicos sobre o trabalho encontram-se registados nesta área).
Das publicações maisantigas destacam-se as obras de Munsterberg, intituladas Psicologia e eficiência industrial (Psychologie et efficience industrielle, 1913) e Fundamentos da psicotécnica (Fondements de lapsychotechnique, 1914).
Os estudos da psicologia do trabalho aumentaram consideravelmente, dando início a um novo campo de estudo, a psicologia industrial (aplicação dos métodos e descobertas da psicologia àsolução dos problemas industriais).
A designação psicologia industrial aparece em muitas obras, mas a maioria dos estudiosos prefere a designação de psicologia do trabalho, uma vez que é maisabrangente. O trabalho industrial é apenas uma modalidade de trabalho, sendo por isso demasiado restrito para dar nome à ciência.
Os primeiros as especializarem-se na área dos problemas do trabalho foram osfranceses que se dedicaram à análise das causas e dos efeitos da fadiga e à utilização dos testes para a seleção dos trabalhadores.
Durante um longo período, os problemas psicológicos do trabalholimitavam-se aos problemas que o recrutamento e a distribuição de pessoal levantavam (como encontrar o melhor trabalhador, como pô-lo a produzir o melhor possível), deste modo, o psicólogo do trabalhopassava a maior parte do tempo com a aplicação de testes específicos para o efeito.
Posteriormente, o campo desta ciência alargou-se e passou também a tratar da formação dos trabalhadores, da orientaçãodo trabalho, da planificação das carreiras e da organização nos seus diferentes aspetos.
Esta psicologia tem, principalmente, três grandes campos de estudo. Um primeiro campo centra-se na componentehumana, ou seja, no homem e na sua relação com o trabalho. Neste primeiro caso os problemas psicológicos abordados dizem respeito à personalidade do trabalhador, à sua aprendizagem e à origem das...
tracking img