Psicologia do esporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Psicologia do Esporte?
A Psicologia do Esporte é uma ciência, que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercíciofísico.
O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividadesafeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa nesse ambiente.
A atuação profissional mais conhecida está relacionada aos esportes de altorendimento. Mas, não é só do esporte competitivo o foco de atuação do psicólogo do esporte. As áreas de intervenção são compostas também: pelas práticas de tempo livre(atividade física como manutenção da saúde e do bem estar), pelo esporte escolar (a relação do praticante com o ambiente escolar, nos mais variados graus),pelainiciação esportiva (crianças e jovens envolvidas em atividades esportivas, pedagógicas e competitivas), pela reabilitação (recuperação psicológica de lesão de atletas epraticantes de esporte, assim como pessoas que praticam atividade física como meio para reabilitação ou inserção social, os obesos, os doentes cardíacos, os doentesmentais, os deficientes físicos entre outros), e por fim pelos projetos sociais (tem como intuito o esporte como meio de educação e socialização de crianças ejovens de comunidades carentes).
Muitas vezes o papel da Psicologia do Esporte e da Psicologia Clínica é confundido, na verdade são especialidades diferentes. Não se“transporta” para o ambiente esportivo o “divã”, as estratégias de intervenção dessas áreas podem ser em alguns momentos similares, porém os objetivos são distintos.
tracking img