Fiscalização preventiva em unidades de conservação parque frei constâncio nogara

5932 palavras 24 páginas
RESUMO

A sociedade atual encontra-se num processo acelerado quanto ao crescimento econômico, que vem causando consideráveis modificações culturais, sociais e principalmente ambientais. Mas, ainda que lentamente, está tendo uma percepção mais ampla, dos componentes que a cerca, vindo a entender que necessita sim, dos recursos naturais, para sua sobrevivência e o mais importante, para a perpetuação de sua espécie. Criando, para tal, mecanismos de proteção e recuperação ambiental e consequentemente, novas linhas de atuação profissional, como é o caso da fiscalização que possui vários ramos de ação, cada qual, com sua importância específica dentro dos círculos sócio-políticos, possuindo grande relevância intelectual, sendo, a Fiscalização Ambiental Administrativa, um dos braços destas subdivisões e de importante efetividade dentro de Unidades de Conservação.
Concluindo-se que a fiscalização ambiental preventiva administrativa, nada mais é que um trabalho formal e intensivo de educação e conscientização ambiental, cujo pode ser exercido por pessoas sem vínculo algum com órgãos públicos, partindo somente da boa vontade de melhorar as condições ambientais de uma localidade, sendo esta, a proposta dos trabalhos de fiscalização preventiva, que estão em andamento nas circunvizinhanças do Parque Frei Constâncio Nogara.
Palavras-Chave: Fiscalização Ambiental Administrativa. Unidades de Conservação.

Educação Ambiental.

1. INTRODUÇÃO

A sociedade atual encontra-se num processo acelerado quanto ao crescimento econômico, que vem causando consideráveis modificações culturais, sociais e principalmente ambientais.
O Homem se colocou à mercê das mais diversas situações, tendo enfrentado nas últimas décadas as consequências de seus atos de forma violenta (tufões, terremotos, tsunamis, secas), uma clara represália da “mãe natureza”, após ser quase que exaurida, para servir as ambições humanas.
Mas, ainda que lentamente, está tendo uma percepção mais

Relacionados