Psicologia do esporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PAPEL DO PSICÓLOGO
O interesse de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento do comportamento humano na participação esportiva tem como objetivo explicar quais são os fatores psicossociais, neuropsicológicos, sócio – dinâmicos e institucionais que interferem nas condutas de atletas para estabelecer metas, competir e vencer.
Devido ao ambiente, que exige esforços sobre humanos, tensões ecobranças, há ocorrência de diversos tipos de ansiedade, que em alto nível podem gerar casos de patologias, lesões e somatizações.
Os trabalhos desenvolvido pelos psicólogos variam muito e é acompanhado pelo descrédito de alguns indivíduos que atuam no campo esportivo, pois estes os consideram descartáveis, ao passo que utilizam de conhecimentos da psicologia em suas práticas. Técnicos e atletasnão podem exercer o papel de psicólogos e nem psicólogos se sobreporem aos técnicos e atletas.
Em muitos casos são solicitados em situações de crise e conflitos , onde recebem o papel de bombeiros. O papel do psicólogo não é negar o conflito ou buscar conciliações, mas sim buscar a manifestação desses conflitos para sejam solucionados.
O esporte deve contar com profissionais da área depsicologia, que compreendam o cotidiano das instituições, equipes, técnicos e atletas para oferecer suporte e programas de treinamento psicológico .

ANSIEDADE – MEDO – ESPERANÇA
O medo é uma consciência de perigo, que pode ser real(concreto) ou imaginário (psicológico).
A ansiedade é um fator psicológico que interfere no desempenho esportivo.
Entende-se a ansiedade como uma resposta emocionaldeterminada a um conhecimento que pode ser agradável, frustrante, ameaçador, entristecedor e cuja realização ou resultado depende não apenas da própria pessoa, mas também dos outros.
A ansiedade quando associada a situações positivas assume um caráter vinculador do grupo. Por exemplo, o a ansiedade que se manifesta mediante a expectativa de obter vitórias.
Por outro lado a ansiedade – medo, vinculadaa frustração e ao medo diante a uma possível derrota, expõe as fraquezas do grupo e expectativas de novas perdas. Nesse processo o medo de exclusão e dissolução do grupo, desencadeia agressividade e violência (real ou imaginaria) que se volta contra a própria equipe.
Essa dinâmica ansiedade – medo – esperança é potencializada pela natureza imprevisível e intrínseca às competições.RECONHECIMENTO E AGRESSIVIDADE NO ESPORTE
O atleta busca reconhecimento, ascensão e status social por meio das habilidades esportivas. Ser reconhecido significa ser notado, desejado, ter permanência na consciência do outro e consequentemente nutrido.
O desejo do reconhecimento se associa à figura do herói, a qual remete à modelos gregos como Hércules, Perseu e Aquiles, cujas narrativas versam sobrefeitos grandiosos mediante a superação de limites.
Movidos pela necessidade de superação aprendem desde cedo o lema “vencer a qualquer custo”. Deste modo são incentivados a utilizar quaisquer meios para conquistar e permanecer na gloria.
A agressividade, não é exclusiva do esporte, pois é um fenômeno inerente ao comportamento humano. No âmbito do esporte é mais um fator que pode influenciar oatleta e pode ser classificado ao longo de uma escala, de acordo com a intensidade e o tipo de agressividade inerente a cada um.
Alguns esportes exigem grande quantidade de força física contra o adversário, enquanto outros requerem ações vigorosas contra o ambiente circundante ao invés de agressão direta.
O fascínio da agressividade no esporte pode ser utilizado por pessoas de forma positiva ounegativa.

O PODER DO ESPORTE – ESPETÁCULO E A INFLUENCIA DA INSTITUIÇÃO
O clima ambiental se caracteriza pelos diferentes graus de tolerância às pressões e ameaças que gravitam nas instituições.
É paralelo ao comportamento e sentimento que os indivíduos nutrem pela instituição.
O poder do Esporte leva os indivíduos a certas consequências no que se refere às manifestações populares. O...
tracking img