Cultura brasileira: folclore

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CMEI – HORTÊNCIA MOREIRA DE PAULA – VÓ FIA

PROJETO CULTURA BRASILEIRA

O FOLCLORE

INHUMAS – GOIÁS
CMEI – HORTÊNCIA MOREIRA DE PAULA – VÓ FIA

DIRETORA: WISLENE MARIA EUGÊNIO

SECRETÁRIAESCOLAR: CLENILDA ROSA DA SILVA

COORDENADORA PEDAGÓGICA: MARIA JOSÉ BETANIN ROQUE

INHUMAS – GOIÁS
APRESENTAÇÃO

Objetivando promover o desenvolvimento integral dascrianças da Educação Infantil – Creche e pré-escola, surge o Projeto, Cultura Brasileira – O Folclore. O mesmo será executado dentro de uma proposta lúdica, com cunho educativo. Participarão do mesmo,alunos, pais e funcionários do CMEI Hortência Moreira de Paula – Vó fia. Contará também com a participação da comunidade de um modo geral e convidados especiais como a Orquestra de Violeiros do CentroCultural Gustav Ritter do estado de Goiás.
Consciente de que a criança dos dois aos cinco anos, é sensível às emoções, possui uma concentração intensa, mas de curto prazo e que suamotricidade está em desenvolvimento, a equipe de educadoras desta instituição educativa, optou pelos meses de junho, julho e agosto para execução do referido projeto. De forma gradativa, as criançasirão se apropriando de conhecimentos da cultura humana, como nova forma de cantar, dançar, brincar, falar, etc.
Incentivar a criança a valorizar e respeitar as diferentes formas deviver, de diferentes grupos de pessoas e uma das intenções deste Projeto.

JUSTIFICATIVA

Na idade pré-escolar as crianças estão passando por uma transição emrelação ao seu comportamento, pois estão começando a mesclar um comportamento anteriormente apenas formado por reflexos (provenientes de quando eram bebês), com a nova fase: a linguagem. Nesta transição acriança sente necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Surge assim toda simbologia refletida nas brincadeiras do faz-de-conta. Elas vivem num mundo imaginário onde são capazes de...
tracking img