Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES.
CURSO DE PEDAGOGIA

Disciplina: Interdisciplinar VI.
Professora: Maria Francisca.
Aluna: Karine Garanhani.

PROJETO DE TRABALHO.
Instituição: Cari Bambini.
Ano / série: Infantil V. (cinco anos).
Tema geral: Folclore Brasileiro.
Áreas do conhecimento: Artes, história, geografia, língua portuguesa, EducaçãoFísica.
Problematização: O que sabemos sobre o folclore Brasileiro?
Objetivo geral: Ampliar os conhecimentos das crianças sobre a cultura popular Brasileira.

Relação Teórico – Prático.

O tema “folclore Brasileiro” pretende abranger a multiplicidade de culturas existentes em nosso país que se manifestam de diferentes formas em cada contexto.
A abordagem desse tema com crianças de 5 anos semostra relevante na medida em que sendo um assunto que envolve nossa cultura popular Brasileira, devido seu caráter dinâmico ele está ligado às varias ciências a serem trabalhadas em sala de aula, tais como historia, geografia, sociologia, religião, psicologia, música, educação física, artes etc. Entretanto, o estudo do folclore é fundamental para caracterizar a formação cultural de um povo e do seupassado, além de detectar a cultura popular vigente, pois o folclórico é influenciado pela sua época. Por meio de observações e comparações sobre a cultura de cada região Brasileira é possivel estabelecer relações de semelhança e diferenças entre seus elementos e ainda, diante do modo frequente com que os individuos se manifestam em seus contextos de vida.
O contato com culturas diferentesdesenvolve a capacidade simbólica das crianças e os interesses, manifestados por perguntas, por ações ou por outras formas de expressão, que irão definir os conhecimentos que serão trabalhados na educação infantil. Cabe o professor desenvolver sua propria capacidade de observação de escuta das crianças para acolher e potencializar esses interesses.
Segundo Farias e Salles (pg.47) “Sua curiosidade éenorme e se manifesta de forma cada vez mais ampla, a medida que vão tendo contato com varios sujeitos de sua cultura, em suas experiencias e vivencias do cotidiano”.
As possibilidades são muitas, e é importante que o (a) próprio (a) professor (a) pesquise, bem como envolva as crianças, suas familias, a comunidadee outros profissionais nessa busca de conhecimentos sobre o socio cultural dediferentes espaços.
É parte dos processos de ensino aprendizagem a investigação das concepções e representações das crianças, considerando-se caracteristicas da faixa etária e as especificidades socioculturais do grupo e os ritmos de casa indivíduo. Para isso é fundamental que o adulto observe, interprete e registre as ações e reações das crianças com finalidade de descobrir o que é significativo paraelas e as logicas de suas práticas cotidianas.
O trabalho pedagogico na educação infantil diferencia-se de acordo com a faixa etária e o processo de construção progressiva de autonomia por parte da criança.(ROSA In. CRAIDY; KAERCHER, 2001, P.155)

Nesta etapa da educação infantil é importante o planejamento e a dedicação nas atividades apropriadas para cada fase das crianças. Para tanto éimportante a observação dos interesses e das necessidades das crianças, atraves da oferta de materias variados e da proposição das atividades diferentes simultaneamente para que elas possam realizar algumas escolhas.
Em síntese, na educação infantil, as atividades devem ser planejadas com o objetivo de atender as necessidades das crianças em suas diferentes fases de desenvolvimento, de acordo acontribuir para o processo de construção de sua autonomia. (ROSA In. CRAIDY; KAERCHER, 2001 p. 156).
Face aos principios da area de ensino da artes e alguns principios da educação infantil podemos pensar em algumas atividades que abordem especialmente a tematica da área de artes.
Assim justifica-se a relevância desta proposta de trabalho cuja o tema é “Folclore Brasileiro” como oportunidade de...
tracking img