Psicologia do esporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdades anhanguera |
Psicologia do esporte |
ATPS PRATICAS EMERGENTES |
|
Trabalho apresentado a programa de atividades supervisionadas da pós- graduação em Psicologia das Universidades Anhanguera de São José dos Campos. Orientador: Prof.ª Letícia |
SÃO JOSE DOS CAMPOS, 2012. |

FACULDADESANHANGUERA SÃO JOSE DOS CAMPOS |



SUMARIO
Introdução à psicologia do esporte..........................................................................................1
Áreas de atuação do psicólogo do esporte................................................................................. 3
Questões da psicologia doesporte............................................................................................ 4
Atuação do psicólogo do esporte na área educativa................................................................. 4
Benefícios psicológicos das atividades físicas........................................................................... 5
A influencia dos sentimentos .....................................................................................................6Trabalhos sócios e a psicologia do esporte ...........................................................................9

PSICOLOGIA DO ESPORTE
A Psicologia do esporte é uma área da psicologia que visa promover a saúde, a comunicação, as relações interpessoais, a liderança e a melhora do desempenho esportivo. A primeira etapa para promover a saúde é ajudar o atleta, a saber, por que escolheudeterminado esporte e seus objetivos em relação a ele.
É importante que o atleta aprenda a identificar as condições que estão mantendo o seu comportamento, assim ele poderá ter mais convicção e compromisso com o esporte. É o compromisso que permitirá o trabalho com as técnicas para a melhora do rendimento.
Em relação à melhora do desempenho, os aspectos trabalhados são: planejamento, propriocepçãoe concentração.
No planejamento os objetivos são definidos através do conhecimento das condições ambientais para que a tarefa proposta seja reforçadora.
Na propriocepção tem como objetivo ensinar o atleta a distinguir oque está acontecendo no sistema que transmite a estimulação dos músculos, articulações e tendões e do órgão envolvidos na execução do movimento. Verificando o que estaacontecendo neste sistema aumenta-se a propriocepção, e tem se melhores condições de se esforçar para a atuação esportiva.
E no trabalho de concentração procura ensinar o atleta a focalizar atenção naquilo que é relevante. E neste contexto o psicólogo do esporte vai ensinar o atleta a se comportar de maneira mais eficaz sobre determinadas situações, vai ensina-lo como, aonde, com que intensidade, porquanto tempo se concentrar.
Trabalhar o emocional é um ponto muito importante, pois ensina a lidar com situações como as cobranças, expectativas, competitividade, derrotas e vitorias e as consequências socioeconômicas indícios que poderá ocorrer ao longo da vida do atleta.
Ocorre muito no trabalho do psicólogo do esporte o chamado “pronto socorro psicológicos” que seria um trabalho psicológico feitoem caráter emergencial, de curta duração oque acaba sendo um erro.
Os psicólogos nesta área ainda encontram problemas: como a raridade de matérias informativa sobre oque esta acontecendo, poucos livros, pouco retorno financeiro, trabalhos mal desenvolvidos por psicólogos inexperientes que efetuam trabalhos com os atletas.
A psicologia do esporte iniciou com o pioneiro João Carvalhaesintroduzindo essa prática no Brasil, em 1958 começando a praticar este tipo de psicologia com uma equipe que disputaria um Campeonato Mundial de Futebol.
A regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil ocorreu em 1962.
A partir daí, a Psicologia do esporte é uma área emergente de atuação, embora tenha um maior desenvolvimento após os anos 90.
Hoje em dia a faculdade de Educação Física tem aulas...
tracking img