Psicologia do esporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia do esporte.

Segundo o Professor Zadro Jornada Monteiro e o Professor Ms. Roberto Mario Scalon (2008) é comum no esporte de hoje em dia, atletas de alto nível técnico não obterem os resultados desejados em suas competições. Acredita-se que isto ocorre por muitos motivos, como: o nivelamento dos atletas, a exigência e pressão por resultados positivos, entre outros, por isso, cada vezmais se busca aprimorar e desenvolver novas técnicas. Dentre elas existe o treinamento psicológico, que vem se mostrando, com o passar dos anos, uma ferramenta muito útil para a obtenção de resultados no esporte. Segundo Becker Jr. (2002), a utilização de técnicas de treinamento psicológico possibilitam aprender, variar e aperfeiçoar as capacidades cognitivas.   A incessante busca por fama,dinheiro e resultados milagrosos, faz com que algumas pessoas não se beneficiem com os aprendizados de um treinamento psicológico sério. Felizmente o treinamento psicológico vem aos poucos recebendo uma atenção especial da área científica nos últimos anos. Mais, especificamente, a área esportiva está aderindo às mais variadas técnicas de Treinamento Psicológico, tanto para melhorar fatores psicológicos,quanto aperfeiçoar habilidades físicas de atletas. Além dos resultados positivos que alguns estudos trazem, treinadores e psicólogos estão provando para o mundo que, além do treinamento físico, o treinamento psicológico também é imprescindível para a obtenção de resultados no esporte.

Estudos sobre o Treinamento Psicológico

Segundo Becker Jr. (2002) o treinamento psicológico proporciona aoatleta a aprendizagem, manutenção e aperfeiçoamento psicofísico. Para Perez (1995), o objetivo do treinamento psicológico é melhorar as habilidades psicofísicas que influem no rendimento esportivo, bem como nos protagonistas do meio (esportistas treinadores e etc.). Essas habilidades são:
* Organização da carreira esportiva;
* Automotivação;
* Confronto de situações estressantes;* Controle da tensão;
* Adaptação às cargas de treinamento e mudanças ambientais.
    Nitsch (apud BECKER JR., 2002 : 14) afirma: “o objetivo e a meta do Treinamento psicológico é a modificação dos processos e estados psíquicos (percepção, pensamento, motivação), ou seja as bases psíquicas da regulação do movimento. Essa modificação será alcançada com a ajuda de procedimentospsicológicos”.
    Através de medidas psicológicas de treinamento, os objetivos finais podem ser alcançados. Estes objetivos são (Becker jr.,2002):
* Auto- regulação da atividade;
* Influência sobre a habilidade;
* Manejo da auto-imagem;
* Recuperação e reabilitação do atleta;
* Motivação.

A motivação é um dos pontos determinantes para o sucesso ou o fracasso de uma carreiraesportiva. O atleta com motivação elevada, treina com mais entusiasmo, obtém melhora nos gestos motores, ganha confiança em si mesmo e, conseqüentemente, tem mais chances do que atletas despreparados física e mentalmente. Ganhando, o atleta volta a se motivar e treina com mais entusiasmo, começando tudo outra vez. A partir deste pensamento, podemos visualizar o seguinte círculo virtuoso:
    
    Paraque o círculo virtuoso da motivação não se quebre, o treinamento psicológico contínuo e periódico deve merecer uma atenção especial na vida do atleta, sendo encaixado e bem estruturado na rotina esportiva do mesmo.
Campos de atuação

Segundo Rodrigo Scialfa Falcão (2010) as áreas de atuação da Psicologia do Esporte são: no esporte de alto rendimento, nas práticas de tempo livre, nos projetossociais, na iniciação esportiva e  na reabilitação.
Esporte de rendimento
A Psicologia do Esporte nos esportes de rendimento com certeza é a área mais divulgada e conhecida, tanto do ponto de vista acadêmico, quanto do ponto de vista prático. O trabalho desenvolvido pelo psicólogo nessa área pode contribuir para atletas, técnicos, demais integrantes da comissão técnica e para os dirigentes...
tracking img