Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIASSELVI PÓS GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE DOCÊNCIA DE ENSINO SUPERIOR

AVALIAÇÃO FORMATIVA 1
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

Capão da Canoa
Outubro, 2012
Segundo Catania (1999 , p21)
“Se a aprendizagem pudesse ser definida em uma ou duas frases, não teríamos qualquer problema. Definiríamos a palavra e, então, discutiríamos as condições sob as quais a aprendizagemocorre, os tipos de coisas que são aprendidas, as maneiras pelas quais diferentes instâncias de aprendizagem podem ser combinadas, as limitações da aprendizagem, e assim por diante. Mas, aprendizagem significa coisas diferentes, em diferentes momentos, para diferentes pessoas”.
Fonte: CATANIA, A. Charles. Aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

Essa citação nos abre um caminho amplo, doqual podemos falar sob diversos aspectos da aprendizagem. Iniciaremos pelo diálogo e a afetividade do ser humano, que desempenham um grande papel no desenvolvimento pessoal e social.
É por essa ampla visão que o professor tem uma função importantíssima na aprendizagem da criança, ele é um mediador nesse processo e não apenas um indivíduo que detém conhecimentos, porque a relação entre professor ealuno é o início do bom desempenho de ensino aprendizagem, pois estão inseridos elementos que irão resultar em produtividade, tanto para o professor quanto ao aluno.
Partindo dessa conjectura o professor é um agente capacitado, competente, analisador e formador que permite aos alunos crescerem como pessoas, como cidadãos e futuros trabalhadores, desempenhando uma influência verdadeiramenteconstrutiva, ou pelo menos deveria.
O professor não deve ter somente conhecimentos teórico-cognitivos ele deve ser afetuoso, compreender a realidade de seus educandos do meio em que vivem. Abraçar, acolher, dar carinho, não exime o educador de desenvolver seu trabalho com competência, comprometimento, seriedade e compromisso ético e político. Ao contrário, é essa afetividade que vai fortalecendo econtribuindo para que o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento da inteligência vão sendo enriquecidos, construídos, fundamentados na confiança e no respeito na capacidade do educando.
A relação de afetividade professor/aluno enfatizando o respeito unilateral da criança pelo adulto sendo este trabalhado em cooperação da convivência em grupo a partir da experiência histórica de cada uma ede seu próprio nível de desenvolvimento.
Enfim, fica evidente a importância de todos nós educadores na vida do aluno acreditando que o professor faz a diferença.
Não podemos deixar de reconhecer que a escola, portanto, deve voltar-se para a qualidade de suas ações e relações, valorizando o desenvolvimento afetivo, social e não apenas o cognitivo, como elementos fundamentais no desenvolvimento doaluno para como um todo.
Foi comprovado cientificamente, que a criança que possui uma boa relação afetiva, é considerada como segura, tem interesse para adquirir novos conhecimentos e tem chances para um bom rendimento escolar.
É primordial que o professor domine o que ensina. Ele tem que ter uma “mente” aberta, não preconceituosa, com as diferenças regionais e sociais. Outro ponto é que aleitura faça parte da sua vida como professor. O professor precisa dominar aquilo que ensina criar um clima harmonioso na sala de aula, ter uma ideia clara sobre os objetivos de ensino; conhecer bem os conteúdos que vai ensinar e as estratégias de ensino.
Deve utilizar habilmente os materiais didáticos existentes, para dedicar mais tempo às práticas, pois elas enriquecem e esclarecem as matérias;conhecer bem os seus alunos, adaptar o ensino às suas necessidades regionais ou locais; ensinar ao aluno estratégias metacognitivas e meios para dominá-las; verificar aquilo que os alunos compreenderam dando-lhes informações sobre o seu nível regularmente.
Ainda, o professor deve estar integrado aos conteúdos estabelecendo relações entre os assuntos de diferentes disciplinas, pois tudo está...
tracking img