Psicologia do desenvolvimento da aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O estudo sobre a Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem é imprescindível para o professor preocupado com a construção do conhecimento. Haja visto que, a psicologia busca explicar o comportamento humano através de uma reflexão crítica sobre o homem que age sobre o mundo e ao mesmo tempo sobre si mesmo e essa busca pelo entendimento do aluno e de sua relação com o mundo faz com que oprocesso educativo alcance o objetivo de prepará-lo para a vida.
Os primeiros estudos sobre o psiquismo humano atribuíam às forças exteriores a explicação para o comportamento do homem. Foi a partir do desenvolvimento do conhecimento filosófico que se passou a utilizar a razão lógica para se tentar chegar à compreensão do homem e suas relações com o mundo. O modo de ver o homem e a natureza foireformulado através da contribuição de Descartes, filósofo que trouxe a crítica ao conhecimento, considerando a importância da dúvida e do pensamento. A partir de então, surgem dois sistemas filosóficos que buscavam libertar o homem e ter uma visão mais social da construção do conhecimento: o racionalismo, afirmando que a razão conduz ao conhecimento verdadeiro, e o empirismo, afirmando que os fatos domundo são quem estimula o conhecimento. Kant foi um filósofo que realizou a síntese crítica ao racionalismo e ao empirismo, trazendo a valorização à experiência para ocorrer o conhecimento. Logo após, surge o positivismo, que admite apenas os dados sensíveis e os fatos observáveis como as fontes para o conhecimento, o que influenciou para a delimitação do objeto de estudo da psicologia como aconsciência e o comportamento.
O conhecimento sobre o desenvolvimento do ser humano que se dá em quatro aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social, é imprescindível para que o professor saiba o que e como trabalhar a fim de propiciar condições adequadas para o seu aluno aprender de acordo com suas próprias características. O biólogo Jean Piaget, numa visão interacionista, divide odesenvolvimento humano em fases de acordo com as características biológicas que são influenciadas por fatores educacionais e sociais chamados por ele de: sensório-motor, pré-operatório, operações concretas e operações formais.
Como podemos observar, os processos de desenvolvimento e aprendizagem são vistos de diferentes maneiras por diferentes teorias psicológicas. Para as TeoriasComportamentais de base empirista, o conhecimento provém da experiência e é determinado pelo ambiente, resultando da associação entre estímulos e repostas. Para a Teoria do Comportamento Clássico de Pavlov as ações humanas são explicadas pelos condicionamentos de resposta. Para a Teoria do Condicionamento Operante de Skinner, o aprendizado ocorre através da consequência de suas ações. Para a Teoria da Gestaltde base racionalista são as percepções mentais que geram o conhecimento. Para a Teoria interacionista de base dialética o conhecimento se dá a partir da interação entre o sujeito e o objeto do conhecimento. Para a Teoria Psicanalítica de Freud a personalidade humana é entendida através da análise do comportamento nos aspectos do inconsciente dividido em id, ego e superego. Para Freud são asprimeiras fases da vida que vão moldar a personalidade do indivíduo que passa por uma sequência de fases psicossexuais que são: oral, anal, fálica, latência e genital. Finalmente, para as Teorias Neofreudianas, as influências sociais têm importante valor sobre o comportamento que resultam na personalidade.
De acordo com estas várias teorias, são diversos fatores que alteram o comportamento humano,dentre eles a maturação, que é o desenvolvimento do corpo e do sistema nervoso. Ela afeta a aprendizagem, agindo em reciprocidade a esta, gerando o desenvolvimento do comportamento. Quanto à aprendizagem, pode ocorrer por condicionamento clássico, por ensaio e erro ou por discernimento, em algumas etapas que são: prontidão, que é o nível de preparação para aprender que envolve a maturação, a...
tracking img