Psicologia da propaganda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Processos de Marketing

Psicologia da Propaganda





Nesse trabalho conterá a explicação dos conceitos de marketing, propaganda e a aplicação da psicologia nas mesmas.





























"Aprender é a única que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.”
Leonardo da VinciIntrodução



Nosso tema trata da aliança entre os profissionais da Publicidade e propaganda com a psicologia usada nos consumidores. Hoje, a Psicologia da Publicidade e da Venda, buscam através de experimentos, medir a atenção, a memorização, as percepções, as sensações e sentimentos na tentativa de descobrir como os consumidores chegavam a eleger certos produtos, voltando-se napossibilidade de influenciar o alvo e despertar desejos para a compra do produto escolhido. Utilizando de métodos e meios que avaliam campo da Publicidade e da Propaganda tais quais: as pesquisas de imagem e personalidade de produtos e marcas, as pesquisas de esclarecimento da mensagem publicitária e os testes de controle da ação publicitária.



O que é Marketing?

Podemos dizer que omarketing é a distribuição e venda de mercadorias, identificando a necessidade e criando a oportunidade, ou seja, um grupo de pessoas obtém aquilo de que necessitam com base na oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.
Em marketing incluímos todas as atividades de todos aqueles que se dedicam à transferência de mercadorias, desde o produtor até o consumidor.Envolvem processos que envolvem a criação, a comunicação conjunto de estratégias e ações, e a entrega de valor para os clientes, com objetivo de atender as necessidades de mercado e amplamente usado para introduzir ao consumidor lançamentos no mercado.
Um autor que sabe definir de forma interessante o Marketing é Philip Kotler, o mesmo enumera qual a função do marketing, nosintroduziremos seus conceitos para ilustrar mais nossa definição do que é marketing:

1. O marketing procura o equilíbrio entre a oferta e a demanda.

2. Marketing não é a arte de descobrir maneiras inteligentes de descartar-se do que foi produzido. Marketing é a arte de criar valor genuíno para os clientes. É a arte de ajudar os clientes a tornarem-se ainda melhores.

3. Marketing é a função empresarialque identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente.

Outra definição interessante queintroduziremos no trabalho é a definição da AMA (American Marketing Association) onde Marketing é "o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais".
Não podemos confundir marketing com propaganda, uma depende da outra, em alguns casos omarketing se desenvolve sozinho, mas juntos cria uma boa “venda” da organização que a utiliza.
Por fim, para concluirmos, o marketing é o estudo das trocas que se realizam no mercador, com objetivo de obter e manter clientes




O que é Propaganda?


A propaganda diz respeito na forma de apresentação da informação, de um serviço ou de um produto. Tem como função tornar o produto, marca ouserviços conhecidos, assim como o Marketing, ambos estão no jogo de ampliação do lucro.
A propaganda também é chamada de “merchandising”, que tem origem na palavra inglesa “merchandiser” que significa “negociante”, ou seja, é a relação de convencer o cliente e fazê-lo comprar.
A finalidade da propaganda são inúmeras, desde aumentar as vendas, oferecer serviços, até lançar alguém ou...
tracking img