A invasao dos estados unidos no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
 
 
 
 ANDREIA PONCIANO
GABRIELLE FULLY
MONICA JOVENCIO
 
 
 
 
 
 
 
 
  FICHAMENTO: ALBA ZALUAR: A Máquina e a Revolta
 
 
 
 
 
 Nova Iguaçu/RJ
Novembro/2012

ZALUAR, Alba. A Máquina e a Revolta as organizações populares e o significado da pobreza: Editora Brasiliense, 1985.
 
Os Trabalhadores em suas famílias: (cap. 4)
 Trabalho e pobreza
Neste capítulo, autora aborda a forma como os moradores da cidade de Deus se distinguem em relação ao trabalho. Que vem a ser como trabalhadores e não operários. 
Segundo uma pesquisa realizada nos anos 80, essa identificação que os mesmos faziam para se distinguir era como bandido, já que malandro era visto como uma espécie em extinção. 
A pobreza é associada ao trabalho,pois a visão que se tem é que o pobre é obrigado a trabalhar sem desfrutar de uma vida confortável, quanto que o rico , segundo a visão desta população , não precisa trabalhar para viver. ”o rico faz o que quer”, é a visão partilhada entre eles biscateiros, empregados e trabalhadores que são autônomos. 
Segundo os dados do ENDEF, trabalhadores pobres usam vários tipos de artifícios internos parase pra manter um padrão de vida que separa a pobreza da miséria. Um deles seria gerar renda entre os vários membros da família e manter obrigações como assistência aos parentes, em particular dos mais novos e os mais velhos. A autora relata que presenciou mulheres criando animais domésticos, como porco, galinhas ou fazendo doces a fim de vendê-los na vizinhança para aumentar a renda familiar.
Otexto trata sobre os papeis e as mudanças que tem ocorrido na questão sobre a responsabilidade materna e paterna. Muitas mulheres hoje não exercem apenas a função materna de transmitir valores morais , com de educar , preserva os filhos dos olhos dos bandidos suas atividades não são mias sedentária . É notado que muitas mulheres tem se ausentado desta função para ajudar seus maridos .É com isso énotada a diminuição da importância da figura masculina(provedor do lar ) que sempre ficou em evidência .
Existe a participação significativa entre os conjugues e os filhos responsabilidade de ajudar na renda familiar. Quando os filhos são menores, portanto a presença da mãe se faz mais necessária ,a taxa de ocupação das conjugues seja maior para compensar os baixos salários do chefe .
As pressõesmatérias e sociais que recaem sobre a família por conta do baixo nível dos salários não terminam no esforço do trabalhado que impõem a seus membros . Essas famílias nucleares tem a função de previdência social não exercida nem em grupos mais amplos de parentesco desativados no meio urbano.
As razões para se incluir parentes ao grupo doméstico podem ter uma razão prática a ver com o interessedestes .Pessoas idosas recebem sobrinhos , afilhados jovens buscando companhia e ajuda nos serviços domésticos .

A Pobreza e a Família como unidade de consumo:
 
Orçamento doméstico: Consumo coletivo e individual

Nesta parte é abordado sobre o consumo coletivo e individual. A mulher fica responsável de gerenciar o orçamento doméstico principalmente ao que é destinado ao consumo coletivo dogrupo familiar. Essa forma de gerenciamento é denominada de duas maneiras “Estar controlado” e “Estar descontrolado”. Controlar seria utilizar os mantimentos que foram comprados no inicio do mês e fazer com que eles durem mais tempo até o fim do mês. A compra de comida é a prioridade de consumo no lar de um trabalhador pobre. E o papel de cooperação deve ser tanto do homem de “botar a comida paradentro de casa” e da mulher de controlar o consumo. O descontrolar se significa perder a capacidade de realizar o pagamento dos itens básicos (conta de luz, gás, água etc.).
É tratado sobre o item vestuário em que é comum aparecer os conflitos entre o consumo coletivo familiar e os gastos dos filhos no caso (consumo individual). O ato de comprar roupas , é o item principal na hierarquia de consumo...
tracking img