Analise propaganda de cerveja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Nosso objetivo é pesquisar sobre as estratégias da indústria comercial sobre as nossas necessidades de consumo e como elas podem eliciar determinadas respostas de comportamentos.
Escolhemos este tema por se tratar de uma descoberta antiga e que vem sendo aprimorada, utilizando cada vez mais teorias da psicologia, e baseado na teoria de Skinner teorias e estratégias que a indústria docomércio utiliza para influenciar nosso comportamento a fim de adquirirmos seu produto e interferindo em nossas ações e decisões.

PALAVRAS-CHAVE

Propaganda; Psicologia da persuasão no consumo de cerveja

INTRODUÇÃO


As primeiras formas de se abordar as técnicas de publicidade tinham por objetivo divulgar a marcar e as características dos produtos que estavam à disposição no mercadoaos potenciais consumidores. Com a simplicidade tecnológica ainda não havia a preocupação em entender a forma com que os desejos podiam se introjetados na pessoas, a preocupação dos comerciantes era apenas a divulgação de seu produto e que este fosse conhecido.
Entretanto com o avanço da tecnologia, o desenvolvimento industrial e avanços na ciência, houve algumas mudanças que foram muitosignificativas em toda a sociedade, principalmente se tratando de concorrência, às mídias e o consumo de massa.
Com toda essa evolução o meio publicitário se viu obrigado a reavaliar suas estratégias e seus meios de abordagens.
Com o aumento de ofertas de produtos no mercado tornou-se importante aumentar a visibilidade do produto, demonstrar suas qualidades para levar o consumir a querer consumi-lodentre todas as variedades igualmente disponíveis. O meio de persuasão tornou-se a principal ferramenta com eficiência para a propaganda.
Paralelamente a Psicologia vinha evoluindo como ciência, com o propósito de explicar o homem baseando-se nas inovações tecnológicas e a interação social. Sob influencia do positivismo havia a preocupação em estudar um objeto que fosse observável. No caso doBehaviorismo foram desenvolvidas teorias que tinham como objetivo prever o comportamento humano com dados determinados a partir de estímulos ambientais.
Vale salientar que a teoria não foi desenvolvida com o objetivo de estruturar a atividade publicitária, porém a publicidade utiliza-se da importância dessas teorias e sua relevância para a persuasão nos seus consumidores com conceitos pertinentes àmanipulação de públicos-alvo, com objetivo de obter uma maior eficiência em campanhas e conseqüente aumento do lucro.
Pretende-se analisar a aplicabilidade das teorias do Behaviorismo através das propagandas veiculadas no mercado.
1. Quem são aqueles que controlam?

No caso das propagandas de cerveja os controladores são as empresa que se preocupam com a venda do produto. Com o estudo eanalise da funções do comportamento

2. Quem são os controlados?
O público alvo para as empresas de cerveja são homens jovens, ativos consumidores de cerveja onde pode associar cerveja com diversão e mulheres.

3. Que tipo de poder torna o controle possível?
O poder da mídia da publicidade os meios de comunicação e a música que influencia o consumo por que são mais organizadas

4. Quaissão os processos e técnicas utilizados para que o controle possa

ser exercido?

5. Quais são os efeitos resultantes sobre os controlados?

6. Quais são as medidas tomadas como contra controle?

7. Quais são as entidades e os princípios maximizados que se supões

Skinner, em Ciência e Comportamento Humano (1967), “certa parte do
comportamento é, pois, eliciada por estímulos, e éespecialmente precisa nossa previsão desse
comportamento” (SKINNER, 1967, p. 35). No entanto, pode-se aumentar a previsibilidade de
uma resposta através da manipulação destes estímulos, gerando reflexos condicionados.
A publicidade se vale destes conceitos para condicionar o comportamento dos consumidores,
potencializando necessidades e incitando desejos. Por meio de campanhas persuasivas,...
tracking img