Psicologia da aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
INTRODUÇÃO..........................................................................................5
JUSTIFICATIVA.......................................................................................6
OBJETIVOS
Geral.........................................................................................................7Especifico................................................................................................7
PROBLEMA.............................................................................................7
METODOLOGIA.......................................................................................7
REFERENCIAL TEÓRICO.......................................................................8
ANÁLISE DOSDADOS...........................................................................9
CRONOGRAMA.......................................................................................10
REFERÊNCIAS......................................................................................11










1 INTRODUÇÃO

Com base na linha de pesquisa “Educação, conhecimento e cultura na Amazônia" este projeto tem como título LendasAmazônicas, tendo como pressupostos para o seu desenvolvimento o cotidiano infantil em sala de aula dentro de uma concepção construtivista tendo um olhar mais minunsioso acerca da leitura e escrita. Compreendendo que construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo e o desenvolvimento do raciocínio, entre outrosprocedimentos.
Podendo ser aplicado em uma turma 1º ano/9 do ensino fundamental I (antiga Alfabetização) com objetivo de propiciar aos alunos um estreitamento com a cultura regional a partir de vivências lúdicas com o conhecimento das Lendas Amazônicas. Entendendo que, ao desenvolvermos ações lúdicas temáticas com a Lenda Amazônica do Açaí, possibilitará um enriquecimento cultural dos sujeitosenvolvidos, uma vez que as lendas amazônicas fazem parte da história do povo paraense criando um clima favorável para o crescimento de conhecimento cultural dos alunos e ainda favorecendo o desenvolvimento da leitura e escrita, abrindo possibilidades pedagógicas de uma vivência crítico e prazerosa.


2 JUSTIFICATIVA:
Uma educação nas séries iniciais de qualidade exige um universo cheio designificações, por estarem relacionadas com questões do cotidiano. E o ensinar diferenciado só encontra espaço a partir do momento em que a professor busque alternativas, saindo da mesmice do ensino tradicional. É preciso desacomodar-se, buscar o “inédito viável” proposto por Paulo Freire, ou seja, uma educação possível de ser concretizada, cheias de significados para todos os envolvidos no processoeducativo.
Ensinar ao aluno que os elementos de sua própria cultura fazem parte do folclore brasileiro é um dos maiores desafios enfrentados por professores ao tratar do tema. Quando chegam à escola, as crianças trazem com elas os elementos culturais que estão mais próximo delas. Por isso, explicar a elas que essa "cultura caseira" faz parte da noção de folclore funciona melhor do que simplesmenteapresentar lendas e mitos sem contextualizá-los.
O que nos incentivou a desenvolver esta pesquisa foi o interesse em pesquisar sobre o estreitamento da cultura regional a partir das ações lúdicas desenvolvidas com as Lendas Amazônicas. Compreendendo que a partir do 1º ano/9, já é possível contar com a ajuda dos alunos para levantar diversos elementos de contos e lendas, sem perder de vista que umensino eficiente requer planejamento, avaliação inicial e contínua e uma sequência lógica que leve à construção do conhecimento da sociedade em que está inserido.
A escola tem uma função importante na legitimação das representações culturais. Por isso, promover a aproximação junto a grupos de teatro, música ou de dança na comunidade escolar, por exemplo, pode ajudar os alunos a se sentir sujeitos...
tracking img