psicologia da aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Partindo do geral percebemos que a importância da psicologia na educação possibilita a criança a apreender, planejar, direcionar e avaliar as suas ações. Ao longo desse processo, ela comete alguns erros, reflete sobre eles e enfrenta a possibilidade de corrigi-los. Experimentam alegrias, tristezas, períodos de ansiedade e de calma. Trata de buscar consolo em seus semelhantes. Não concebe a vidaem isolamento. Tal entendimento fundamenta e justifica a preocupação em pensar e promover o repensar das práticas pedagógicas instituídas, como sendo uma condição necessária para que essas práticas se façam de um modo mais ético, mais eficaz e eficiente, cumprindo assim a função de socialização.
A importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educaçãoé um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativos. Assim a psicologia da aprendizagem, aplica à educação e ao ensino,busca mostrar como, através da interação entre professor e alunos, entre os alunos, é possível a aquisição do saber e da cultura acumulados.
A Psicologia e sua Contribuição para a Educação
A psicologia encontra-se, como uma das disciplinas que necessitas ajudar o educador a desenvolver conhecimento e habilidades, além de competências, atitudes e valores que o possibilite ir construindo seussaberes-fazeres docentes, a partir das necessidades e desafios que o ensino, como prático social, lhes coloca no cotidiano. Dessa forma, poderá contribuir para que o professor desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade,para, a partir dela, construir e transformar os seus saberes-fazeres docentes, num processo contínuo de construção de sua identidade como professor. A psicologia éentendida como a ciência do comportamento, considerando-se como comportamento toda e qualquer manifestação de um organismo vivo, como: andar, falar, correr, gritar, estudar, aprender, esquecer, gostar, odiar, amar, trabalhar e brincar.
O papel do psicólogo e sua área de atuação é compreender o comportamento do ser humano, verificar os fatores que levam a pessoa a se comportar desta ou daquelamaneira. Quando ele consegue compreender e explicar tal comportamento, ele pode agir e ajudar a pessoa a se conhecer melhor.
A contribuição da psicologia para a educação é fornecer subsídios para desenvolvimento e elaboração do planejamento Curricular da Escola, nas várias modalidades de ensino, tais como: Educação infantil; Ensino Básico Fundamental; Ensino Médio; na EJA etc.
Nas demaismodalidades de ensino, a contribuição se mostra ao subsidiar o planejamento das propostas de atividades curriculares com o objetivo de orientar a exploração, a descoberta e a construção de noções, isto é, o desenvolvimento e o conhecimento do mundo físico e social da língua, da matemática, das ciências naturais e sociais que são os eixos básicos da função pedagógica na escola. A expressão, tanto verbalcomo corporal, que a criança, o adolescente e o adulto manifestam através do dialogo, das atividades, das brincadeiras e dos jogos, são fundamentais para ampliar seus conhecimentos, fornecendo uma base sólida para o processo de socialização e construção da linguagem oral e escrita.
Teorias da Aprendizagem
• Teoria Verbal Significativa Propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejamvalorizados,para que possam construir estruturas mentais utilizando, como meio, mapas conceituais que permitem descobrir e redescobrir outros conhecimentos, caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz.
• Teoria Genética da Aprendizagem consiste em parte numa combinação das teorias filosóficas existentes à época, o apriorismo e o empirismo. Baseado em experiências com crianças a partir...
tracking img