Psicologia criminal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia Criminal
A Psicologia Criminal foi a primeira ramificação da Psicologia Forense, e teve início após a segunda guerra mundial com o professor britânico Lionel Haward. Nos anos 50 o FBIabriu em sua academia uma unidade de análise comportamental, e dando continuidade, nos anos 80 o professor David Cânter foi um dos pioneiros do ramo, guiando detetives da polícia ao analisar de um pontode vista mais científico os perfis criminosos, e dessa forma cunhou o termo Psicologia Investigativa. A psicologia criminal trata de analisar o comportamento criminoso, de forma racional e empírica,utilizando como métodos: estudos de personalidade, estrutura mental e dentre outras características que venham a ser psicopatológicas, relacionadas ao direito penal.
Existem muitas áreas de estudona psicologia criminal, uma delas é o estudo sobre desejos, pensamentos, intenções e reações dos criminosos. Esta área de estudo foca no seguinte questionamento: “O que faz alguém cometer um crime?” etambém nas reações pós-crime. Estes estudos indicam que a opressão e a coerção tendem a produzir mais crimes e comportamentos violentos punitivos, ou seja, quanto mais um individuo sofre um tipo deviolência, maior a probabilidade do mesmo repetir tal violência posteriormente. Alguns transtornos psicológicos que são frequentemente analisados na Psicologia, também estão relacionados em algunscrimes, temos como exemplos: o transtorno de personalidade antissocial (Conhecido também como psicopatia e sociopatia) e o transtorno de conduta. Por isto muitos Psicólogos criminalistas são frequentementechamados para participarem de processos judiciais, no intuito de ajudar ao júri a ter uma maior compreensão da mente criminosa.
È relevante a conclusão de que a psicologia aplicada, neste caso apsicologia criminal tem grande importância na captura, compreensão de quem comete os crimes, e porque o faz, auxiliam os reclusos a reintegrarem-se na sociedade, ajudam as vitimas dos crimes ao nível...
tracking img