Pim 1semestre da unip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade I

ADMINISTRAÇÃO DE BANCOS DE DADOS

Prof. Luiz Fernando

Introdução a bancos de dados
Surgimento nas décadas de 60/70 na IBM; de pesquisas de automação de escritórios. Mostra o baixo custo da informatização de tarefas repetitivas. Pesquisas trouxeram estudos de modelos de bancos de dados de redes e hierárquicos, além de outras tecnologias.

Introdução a bancos de dados
TedCodd estabeleceu o conceito primordial dos bancos de dados relacionais: armazenamento em tabelas com acesso por comando em inglês. Em 1970, Ted Codd escreve um artigo de grande repercussão sobre BD relacionais que levou a IBM a organizar um centro de pesquisa, conhecido como System R, que teve diversas versões resultando no DB2.

Introdução a bancos de dados
A linguagem desenvolvida parautilização no sistema foi a SQL SQL – Structured Query Language A ISO (International Organization for Standarization) considera SQL a linguagem padrão dos BD relacionais. Atualmente, a ANSI (American National Standards Institute) e a ISO financiam o desenvolvimento da SQL.

Introdução a bancos de dados
A Honeywell Information Systems Inc. foi a primeira empresa a produzir o sistema de BD em 1976. Nadécada de 80, os programas de BD evoluíram, impulsionados pelo aumento de sistemas distribuídos e pelo surgimento dos computadores pessoais. Atualmente, a capacidade de armazenamento ultrapassa as centenas de Terabytes (1000 Gigabytes). O CERN – European Organization for Nuclear Research – desenvolve um BD distribuído com capacidade para Exabytes (1 milhão de Terabytes).

Definições
Banco dedados: coleção de dados interrelacionados cuja representação referese a informações específicas. Por exemplo: acervo de bibliotecas, cadastro de clientes, cadastro de produtos etc. Banco de dados relacional: conjunto de tabelas para representar dados e as relações entre eles. Por exemplo: tabela de professores X tabela de alunos e cursos, via tabela de relacionamento.

Relacionamento entre tabelasCód. Nome Disciplina 0211 João Port.

RA R.001 R.234 R.005 RA

Nome Nancy Gilvan Hélio

Curso Enfer. Eletr. Grad.

0345 Maria Mat. 1423 José
Professores

Filos. Cód.

Alunos

0211 R.005 0211 R.001 1423 R.005 0345 R.234

Interatividade
Quais os principais conceitos envolvidos em um banco de dados relacional? a) Uso de uma linguagem na operação dos dados contidos em diversosarquivos. b) Dados, em tabelas relacionadas, acessíveis por comandos em inglês. c) Mimicar tecnologia dos anos 60. d) Coleção de dados inter-relacionados. e) Atender a regras da ANSI e ser reconhecido pela ISO.

Importância de BD nas organizações
A crescente valorização do SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) e dos próprios bancos de dados reflete a importância financeira de manteríntegros os próprios dados. Ex.: gerenciamento de contas bancárias. Nosso exemplo exige programas para: manipulação de débito e crédito em conta; pagamentos e depósitos; cálculo de aplicações; modificação de alíquotas; criação ou eliminação de contas. E, sempre, que novas necessidades surgirem, novos aplicativos serão desenvolvidos.

Tal modelo de processamento fez com que deixassem de existirdiversas desvantagens: Difícil acesso: filtrar informação é duro. Isolamento: informação em arquivos separados. Redundância e inconsistência: duplicação de informação e cópias não sincronizadas. Problemas de segurança: pouco controle de acesso. Problemas de integridade: manutenção de regras de validação dificultada.

Abordar esse cenário com um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD)permite estabelecer padrões e patamares mais elevados de qualidade e segurança dos dados, pois somente os métodos do SGBD acessam os dados e de forma controlada, logo, segura.

Linguagem de banco de dados
Um sistema de banco de dados fornece: Linguagem de definição de dados (DDL). Linguagem de manipulação de dados (DML). Na prática, as linguagens são partes de uma única linguagem de banco...
tracking img