Psicologia clinica

Páginas: 2 (328 palavras) Publicado: 15 de abril de 2013
Psicologia Clínica

O desenvolvimento a Psicologia Clínica tem suas origens antes do século XX, embora seu reconhecimento tenha vindo somente neste século, com a busca do descobrimento dos segredosda alma e do comportamento. Sua atuação teve início, principalmente com crianças em idade escolar com problemas de aprendizado e comportamento, como hoje atua a aérea da Psicologia Escolar.
Hoje, aPsicologia Clínica é uma área da Psicologia que atua em atendimentos terapêuticos. Seja com o paciente individualmente ou em grupo, seja com crianças, adolescentes, adultos ou idosos, famílias,casais, etc. Sua área de atuação é muito abrangente tanto quanto aos tipos de pacientes quanto a suas abordagens.
O profissional clínico dispõe de diversas técnicas de abordagens, dependendo do contexto,dentre elas: a abordagem comportamental, a psicanálise, a gestaldt, o behaviorismo, entre outras. O psicólogo clínico realiza atendimentos terapêuticos, podendo escolher uma área teórica para nortearseu atendimento na prática clínica, como a psicoterapia, definida como: “um tipo de terapia usado com a finalidade de tratar problemas psicológicos tais como depressão, ansiedade, dificuldades derelacionamento e problemas de saúde mental”(1).
Esta é uma das áreas mais abrangentes no âmbito da saúde mental, pois o profissional pode acompanhar e ajudar os pacientes em sua vida interpessoal (suasrelações) e intrapessoal (consigo mesmo) observando os aspectos de vida do paciente e as pessoas relacionadas a ele ou àquele grupo de pessoas. Sua visão de atendimento não é só de cura do paciente,como também de prevenção, com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, conforme segue na citação: “a prática do psicólogo clínico é o objetivo de ajudar as pessoas a conviver melhor com seusconflitos e dificuldades”(2), este deve ser o objetivo do profissional que atua nesta aérea, objetivo de ajudar as pessoas a terem bem estar consigo e com os outros!

(1) Vida Celeiro – Revista de Saúde,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia clinica
  • Psicologia clínica:
  • Psicologia Clinica
  • A PSICOLOGIA CLINICA
  • Psicologia clínica
  • Psicologia clínica
  • Psicologia clinica
  • Psicologia Clínica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!