Psicologia aplicada ao direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia Aplicada ao Direito
-Behaviorismo,Psicanálise e Humanismo

André Felipe de Vasconcelos Ramos
Direito-Noite
Matrícula: 201301960055
Sala: 105
Professora: Lousiane Siqueira
Fortaleza-CE
2013
-Índice-

* Introdução ..................................................................................03
* Raízes da Psicologia e Perspectiva Humanista ...........04
*Psicanálise ...................................................................................05
* Behaviorismo .............................................................................07
* Bibliografia ..................................................................................08

-Introdução-

O seguinte trabalho visa expor as raízes da Psicologia bem como algumas de suasescolas que se entrelaçam sempre buscando o melhor entendimento ao comportamento humano e visando o seu bem estar psicológico. A resolução dos problemas psicológicos significa uma situação melhor de relacionamento com a sociedade, família e consigo mesmo.

-Raízes da Psicologia e Perspectiva Humanista-

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais focandoprincipalmente o ser humano como seu objeto de estudo.Com registros datados desde a Antiguidade quando pensadores,filósofos e teólogos de várias regiões e culturas dedicaram-se a questões relativas à natureza humana - a percepção, a consciência, a loucura. Apesar de teorias "psicológicas" fazerem parte de muitas tradições orientais, a psicologia enquanto ciência tem suas primeiras raízes nos filósofosgregos, mas só se separou da filosofia no final do século XIX. O registro do primeiro laboratório psicológico foi através do fisiólogo alemão Wilhelm Wundt no ano de 1879 em Leipzig, na Alemanha. Seu interesse se havia transferido do funcionamento do corpo humano para os processos mais elementares de percepção e a velocidade dos processos mentais mais simples. O seu laboratório formou a primeirageração de psicólogos da época.
Alunos de Wundt propagaram a nova ciência e fundaram vários laboratórios similares pela Europa e os Estados Unidos. Edward Titchener,um psicólogo estruturalista britânico foi um importante divulgador do trabalho de Wundt nos Estados Unidos. Mas uma outra perspectiva se delineava:o médico e filósofo americano William James propôs em sua publicação The Principles ofPsychology(1890)uma nova abordagem mais centrada na função da mente humana do que na sua estrutura. Nessa época era a psicologia já uma ciência estabelecida e até 1900 já contava com mais de 40 laboratórios na América do Norte
Em reação às correntes Comportamentalista e Psicodinâmica, surgiu nos anos 50 do século XX a perspectiva existêncial-humanista, que vê o homem não como um ser controlado porpulsões interiores nem por condições impostas pelo ambiente, mas como um ser ativo e autônomo, que busca conscientemente seu próprio crescimento e desenvolvimento. A principal fonte de conhecimento do humanismo psicológico é o estudo biográfico, com a finalidade de descobrir como essa pessoa vivencia sua existência por meio de um introspeccionismo, ao contrário do Comportamentalismo, que valorizaa observação externa. A perspectiva humanista procura um acesso complexo, mais totalizado para o ser humano e está relacionada à epistemologia fenomenológica e exerceu grande influência sobre a psicoterapia, terapia esta usada com a finalidade de tratar problemas psicológicos tais como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento e problemas de saúde mental.
A psicologia humanista é umramo da psicologia em geral, e da psicoterapia em particular, considerada como a terceira via, ao lado da psicanálise e da terapia comportamental, a psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psique humana independente da Psicologia, embora derivada desta mesma e desenvolvida por Freud. A psicologia humanista surgiu como uma reação ao determinismo dominante nas outras práticas...
tracking img