Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
[pic]
[pic]




























































SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO

As pequenas empresas brasileiras geralmente não adotam critérios sistemáticos de análise e avaliação dos resultados do negócio. Há quem penseque, somente os grandes empreendimentos têm condições de realizar esse tipo de controle, por considerá-lo complexo, oneroso ou simplesmente uma perda de tempo. Mas não é bem assim.
Conhecer a estrutura da empresa pode custar muito pouco, é simples e dá ao empresário informações, que identificam os sintomas de possíveis problemas em seu negócio. Uma maneira fácil e correta deencontrar respostas certas é utilizar o método que iremos denominar de Diagnóstico Organizacional. Por sua simplicidade, esse método é ideal para pequenas empresas que não utilizam sistemas adequados de controles gerenciais.
O trabalho acadêmico pretende desenvolver um Diagnóstico Organizacional da empresa Reis & Guimarães Ltda, sendo construído a partir de entrevista com oproprietário da organização bem como visitação e análise In Loco.
Em um mundo globalizado, os desafios apresentados são crescentes e a complexidade das relações profissionais dificultam a avaliação da gestão por parte de executivos. As organizações devem aprender a satisfazer as necessidades do mercado quanto ao fornecimento de produtos e serviços em condição de preço e qualidade cada vezmelhores, procurando se antecipar umas as outras.
O diagnóstico organizacional permite que a empresa, venha a ser competitiva e flexível aumentando a capacidade de atender as flutuações da demanda do mercado. Assim, a competitividade da organização também esta fundamentada na sua capacidade de perceber mudança e se preparar para enfrentá-las adotando uma postura pró-ativa.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL



1. Histórico da Empresa
A empresa Reis & Guimarães Ltda, iniciou suas atividades em 15 de janeiro de 2009, no ramo de confecções moda praia, fitness e natação, tem como nome fantasia “Mais verão”, e localiza-se atualmente na Avenida Frederico Lemos, n° 2515, Centro – Porto Nacional/TO. Seus principais fornecedores são empresas doEstado de Goiás, Minas Gerais, Ceara e São Paulo. A empresa é composta por dois sócios e dois funcionários, onde um dos sócios trabalha ativamente na empresa. O surgimento da loja se deu em virtude da existência de um empreendimento no mesmo ramo de origem familiar, partindo do princípio de obter uma renda extra mantendo e aumentando união fraternal.

2. OrganogramaPor se tratar de uma micro e pequena empresa, sua estrutura organizacional, não se torna tão extensa. Mas a hierarquia existe, os cargos se descreve da seguinte forma.

Sócio 1: É responsável pela compra direta com o fornecedor, pela movimentação contábil e contas a pagar e a receber, pagamento de pessoal.
Sócio 2: É responsável pelas vendas diretas ao consumidor final,marketing, recrutamento e seleção.
Vendedor 1: É responsável pelas vendas diretas, e conferência de estoque.
Vendedor 2: É responsável pelas vendas diretas, e limpeza da loja.

Para Silva (2009), “Não é de surpreender que o papel do RH esteja mudando para que se adapte a essas tendências”. Com a mudança ocorrida no mundo, a empresas para se tornarem mais competitivas precisa de umprofissional dessa área, o Tocantins a grande parte das empresas não tem gestores de RH, devido o tamanho de suas estruturas por grande parte serem micro e pequena empresa.
Na Reis & Guimarães Ltda, o trabalho do RH é feito pelo sócio 2, do qual fica responsável pela contratação, recrutamento e seleção de pessoal. No entanto não existe uma estrutura formal.


1. MODOS DE GESTÃO...
tracking img