Psicologia aplicada ao direito

Páginas: 2 (379 palavras) Publicado: 3 de junho de 2011
A Psicologia na Esfera Jurídica

O Direito é um conjunto de normas que garante a convivencia social, enquanto a Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos psíquicos.Através da Psicologia procura-se entender o comportamento humano, o qual, para o Direito, é quase sempre determinado e padronizado por normas.
Na cooperaçao entre essas duas ciências vemos que épreciso entender todo um conjunto de fatores comportamenais, sociais, individuais e analisar os aspectos legais, para então ser classificada e julgada, uma determinada conduta. Depois de diagnosticadauma situação entre as partes de uma lide e notando que alguns aspectos fogem ao círculo do Direito, mas que estão ao alcance da Psicologia, imediatamente esta será aplicada, vindo a atuar, porexemplo, em casos de dúvida quanto a presença de transtornos de personalidade ou até mesmo, para determinar as capacidades do indivíduos litigantes.
No Direito de Família, a Psicologia tem espaçoobrigatório por lidar com uma instituição social importante, que é a base para o exercício da cidadania. Favorece e fortalece a família socio-afetiva, ressaltando a valorização da afetividade nas relaçõesfamiliares. Coopera na justa e pacífica aplicação do Direito, buscando sempre uma visão jurídica humanizada e construtiva.
No Direito Penal, pesquisa a fundo os processos psíquicos do homem deliqüente equais os motivos que o levaram a delinqüir, aborda os processos psicopatologicos da conduta delituosa, apresenta-se ainda como Psicologia Social ao investigar os aspectos interpessoais do delito,traça os vários tipos de deliqüente e auxilia no amparo a menores infratores.
De forma geral, a Psicologia aplicada ao Direito, possibilita a descoberta de falsos testemunhos e a autoria de delitos.Colabora na formação da convicção do magistrado sobre a veracidade ou falsidade do depoimento do deliqüente. Analisa documentos e fatos em função da personalidade de seus autores e da idade, do sexo e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia aplicada ao direito
  • Psicologia aplicada direito
  • Psicologia aplicada ao direito
  • Trabalho de psicologia aplicada ao direito
  • Psicologia da Delinquência
  • Psicologia aplicada ao direito
  • Psicologia aplicada ao direito
  • Psicologia aplicada ao direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!