Psicologa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÌCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE PSICOLOGIA

Maria Verônica Schmitz Wingen - turma 347
Construção da Personalidade: Psicanálise - Professora Denise HausenÉDIPO

A música trata de forma bem humorada sobre as características próprias do complexo de Édipo. A música trata de um menino, que deseja, da forma mais inocente, a mãe sexualmente. Ogaroto quer uma princesinha, uma mulher carinhosa, alguém que ele conhece tão bem, que confia, que até já a viu despida e exalando todo seu charme.
Na música é afirmado que estegaroto tem cinco anos; podemos nos dar conta que corresponde, justamente, ao período edípico nas crianças e, da mesma forma, com o recalcamento secundário.
A mãe sempre será para a criança oobjeto primordial, o primeiro foco de amor que a criança investe fora da auto – erogeneidade. É natural que este desejo torne-se destinado à mãe, já que ele associa a ela todo o prazer que têm: éela que lhe dá banho, comida, satisfaz suas necessidades.
O menino da música quer pegar esta mãe, colocar em sua bicicleta, levá-la para uma ilha deserta, onde serão só os dois, pois parao menino, inserido em seu narcisismo, nada é mais importante do que ele próprio.
Entra, no entanto, a figura do pai, tão ambígua e conflitiva. O menino começa a notar que sempre é eleque estraga os bons momentos desde menino para com sua mãe, não pode mais ter o seio desta incrível figura, não pode dormir com ela, que lá vem este pai chato, interrompendo o prazer que a mãe lhe dá.O menino passa a ter uma relação então conflituosa com o pai, não quer dividir esta mulher, a criança, em sua sexualidade infantil, quer a mãe e quem quer que esteja interferindo estecaminho é visto com ódio.
A música começa a falar então, de uma fase importante da criança que é o momento em que ela abdica deste prazer da mãe da libido nela envolvida e passa a ser...
tracking img