Processo contabil de uma empresa comercial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
AO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS


• Custo médio ponderado permanente: as mercadorias serão sempre valorizadas pela média dos custos de aquisição é atualizado a cada compra efetuada.
• Preço médio ponderado mensal: Significa o método aceito pelo fisco (PN CST nº6/79), as saídas podem ser registradas ao final de cada mês, desde que sejaavaliada ao custo médio.
Um dos critérios mais aconselhável é o custo médio permanente ou mensal, porque eles mostram maior realidade nos custos, no lucro e no estoque final. O que não é aceito pela legislação do Imposto sobre a Renda brasileira é o UEPS, ele distorce os resultados e apresenta custo maior, lucro menor e estoque final diverso da realidade. Se a empresa quiser utilizar o UEPS deveráapresentar a diferença no LALUR.


2.3 PRINCÍPIO DA ENTIDADE E COMPETÊNCIA

O Principio da entidade: Reconhecer o patrimônio como objeto da contabilidade e assim afirmar a autonomia patrimonial este é o Principio da entidade, e também a necessidade de diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, isso independente de pertencer a uma pessoa,grupo, sociedade ou instituição de qualquer natureza.
Uma Competência determina os efeitos da transação e em que outros eventos são reconhecidos, quando elas ocorrem nos períodos a que se referem, independentemente de recebimento ou pagamento.Sendo, na pratica, a qualquer alteração patrimonial, independente de sua origem ou natureza. Esta acontece quando um determinado componente deixa deintegrar o patrimônio, para transformar em elemento modificador do patrimônio liquido.
Seguindo esse regime, “Os efeitos das transações e outros eventos são reconhecidos quando ocorrem (e não quando caixa ou outros recursos financeiros são recebidos ou pagos) e são lançados nos registros e reportados nas demonstrações contábeis dos períodos a que se referem. As demonstrações contábeispreparadas pelo regime de competência informam aos usuários não somente sobre transações passadas envolvendo o pagamento e recebimento de caixa ou outros recursos financeiros, mas também sobre obrigações de pagamento no futuro e sobre recursos que serão recebidos no futuro.” Leandro Diniz dos Santos (2009, p. 101).

2.4 LEGISLAÇÃO CONTÁBIL

O CFC (Conselho Federal de Contabilidade), foicriado no Brasil pelo Decreto-lei 9.295/46, com a finalidade de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio Estadual , dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC - por exemplo: CRC-SP - Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo.
O CFC e o CRC orientam e normatiza a profissão contábil, a fiscalização do exercício profissional ficapor conta do CRC, para verificar a regularidade do exercício da profissão contábil. Para desenvolver esta função são contratados fiscais por meio de seleção pública e passam a ser servidor do CRC com atribuição do exercício da profissão contábil.
São inúmeras as normas brasileiras de contabilidade, e assim classificam-se em: Profissionais e Técnicas, e constituem-se num conjunto deregras e procedimentos a serem seguidos pelos profissionais da área contábil. O profissional deve observar os conceitos doutrinários, princípios, e todos os procedimentos a serem aplicados na realização dos trabalhos previstos nas normas aprovadas por resolução e emitidas pelo CFC.
Nas normas Brasileiras de contabilidade devem-se seguir o mesmo padrão das internacionais, sendo elasprofissionais ou técnicas, estas estabelecem regras profissionais, padrões e procedimentos técnicos necessários para o adequado exercício profissional. O objetivo de ambas é o de conscientizar o profissional contábil quanto à integridade, honestidade e ética, zelando sempre pela moralidade de toda a classe e, acima de tudo garantir a transparência nos procedimentos contábeis.
No artigo 2º da...
tracking img