Psicanalise dos contos de fadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ROSE CLEIDE RODRIGUES CAMILIO





A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PRAZEROSA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL






Trabalho de Conclusão apresentado a Universidade Municipal de São Caetano do Sul como requisito parcial à obtenção do título de Graduado de Pedagogia.
Orientadora: Ana Sílvia Moço Aparício






SÃO CAETANO DO SUL
2011Dedico este Trabalho

A todas as pessoas que contribuíram na
minha formação, não somente
profissional, mas em todo meu
desenvolvimento.
Ao meu amado filho Heitor Felipe por minha ausência,
pela constante paciência e amor de minha Mãe
pela confiança, carinho e incentivo
do meu eterno esposo Adelson,
aos professores pela credibilidade
e aos meus irmãos, sobrinhos e amigos pelasaudade.

Elaine




















Dedico esse trabalho a minha família meus pais em especial, que me propiciaram uma vida digna onde eu pudesse crescer como pessoa, acreditando que tudo é possível, que sonhar e concretizar os sonhos só dependerá do nosso empenho e vontade. Agradeço a Deus por minha família e todos que me rodeiam que contribuíram de alguma forma emminha vida.


Larissa Noemi Martinez Sanches














Agradeço a Deus
por tornar possibilidades em fatos reais em minha vida.
A minha Amiga Elaine pelo companheirismo
pela força, e por seu exemplo de vida e família.
Aos meus irmãos pelas palavras de incentivo.
Um agradecimento muito especial a Márcia
por acreditar em mim,
pela valiosa ajuda em todo esse períodoacadêmico.
Muito obrigada!


Rose Cleide Rodrigues Camilio










Agradecimentos



Agradecemos primeiramente a Deus por estar conosco presente em todos os momentos na realização desse trabalho, aos nossos familiares que são a base de nossas vidas e que incansavelmente nos incentivaram, em especial a nossa professora orientadora Ana Sílvia Moço Aparício, por estarsempre direcionando e apresentando sugestões de leitura, também por todo auxílio prestado, bem como por tudo que nos ensinou.







A todos o nosso muito obrigado!































"Um livro é como uma janela.
Quem não o lê, é como alguém que ficou distante da janela,
e só pode ver uma pequena parte da paisagem.”Kahlil Gibran


RESUMO



A preocupação em introduzir a leitura prazerosa desde o primeiro ano do ensino fundamental não somente como um fim para o processo de alfabetização, é questão central em nossa pesquisa para que o hábito da leitura seja uma constante no decorrer de todo o processo de desenvolvimento da criança, nas situações mais diversas possíveis.

Pensar em que momento e deque maneira isso pode acontecer, é tarefa primordial para o professor refletir e levar em consideração em suas ações para realizar essas atividades permanentes de leitura no contexto escolar, compreendendo que a leitura prazerosa proporciona a resolução e o amadurecimento de muitos conflitos internos e emocionais, possibilitando interagir com o imaginário da criança através de algunsgêneros textuais específicos expressos nas obras literárias infantis.

A princípio nossas perspectivas, levaram-nos a percorrer alguns pressupostos teóricos da Psicologia que fundamentaram a compreensão do desenvolvimento da criança, acentuamos em nossa pesquisa as características cognitiva, emocional e linguística da criança.

A influência marcante da Psicologia foi fundamental paraentão adequarmos às obras literárias infantis, em meio a todo esse processo. Apresentamos os contos de Fadas, Fábulas e Poemas, e deixamos como sugestão algumas possibilidades de construir um projeto de Leitura Prazerosa, indicamos também um repertório de obras literárias que consideramos primordiais para que a leitura prazerosa se introduza no contexto escolar.







Sumário...
tracking img