Pseudo trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA - Taylor

Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos deprodução. Assim, ele observou que os sistemas administrativos da época eram falhos.
A falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores dotrabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor. Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos emovimentos. O trabalho deveria ser decomposto, analisado e testado cientificamente e deveria ser definida uma metodologia a ser seguida por todos os operários com a padronização do método edas ferramentas.
Os operários deveriam ser escolhidos com base em suas aptidões para a realização de determinadas tarefas (divisão do trabalho) e então treinados para que executem damelhor forma possível em menos tempo. Taylor, também, defende que a remuneração do trabalhador deveria ser feita com base na produção alcançada, pois desta forma, ele teria um incentivopara produzir mais.
Algumas críticas podem ser feitas ao modelo, a idéia de que ele transformou o homem em uma máquina. O operário passou a ser tratado como uma engrenagem do sistemaprodutivo, passivo e desencorajado a tomar iniciativas, já que os gerentes não ouvem as ideias dos funcionários subalternos, uma vez que estes são considerados desinformados.
Além disso, omodelo trata os indivíduos como um só grupo, não reconhecendo a variação entre eles, gerando descontentamento por parte dos trabalhadores. Essa padronização do trabalho é mais umaintensificação deste do que uma forma de racionalizá-lo.

Fayol PERSPECTIVA ADMINISTRATIVA

Burocracia MAX WEBER

Hawthorne PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES HUMANAS

McGregor TEORIA X x Y
tracking img