Provas combinadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO


A natureza do trabalho é de pesquisa teórica e histórica com o objetivo de conhecermos as determinadas modalidades, sua história, suas regras e a sua evolução desde a criação até os dias de hoje.
As pesquisas foram feitas pela Internet, onde foram vistos alguns vídeos das determinadas modalidades para entendermos a sua pratica.INTRODUÇÃO


Neste trabalho veremos quais são as competições das provas combinadas (Pentatlo, Heptatlo, Octatlo e Decaclo) e suas provas, junto com suas evoluções e história.
Serão citados alguns atletas que ficaram na história, seja como, Campeão Olímpico e Mundial, ou dono de algum recorde.
Veremos como o atleta precisa ser complexo, pois são provas quenecessitam diferentes habilidades, um bom desenvolvimento, e principalmente, as modalidades das provas combinadas exigem muita resistência, por serem consecutivas e algumas são feitas em dois dias.




























Provas combinadas

Algumas competições esportivas envolvem uma combinação de várias modalidades, no intuito de consagrar um atleta mais completo.As provas oficiais do decatlo (para homens) e do heptatlo (para mulheres) combinam corridas, saltos e lançamentos. Os atletas pontuam de acordo com as suas marcas nas provas individuais (tendo por base uma tabela de conversão de marcas por pontos), e esses pontos são somados para definir o vencedor. Outras duas modalidades de provas combinadas oficiais são o pentatlo e octatlo.


PentatloPentatlo (do grego pente (cinco) e athlon (competição)) é uma modalidade desportiva composta por cinco provas. Ao longo da história teve diversas configurações.
Pentatlo Clássico: Foi realizado nas edições dos Jogos Olímpicos entre 1906 e 1924, na altura somente os homens participavam dos Jogos, constituia-se por: Salto em distância, lançamento do dardo, 200 metros, lançamento dodisco, 1.500 metros.
Pentatlo feminino: Foi uma prova olímpica praticada entre as edições de 1964 e 1980, sendo depois substituída pelo heptatlo. Tinha as seguintes provas: arremesso de peso, salto em altura, 80 metros com barreiras, 200 metros, salto em distância.
Pentatlo em pista coberta: É praticada por mulheres, a modalidade correspondente masculina é uma versão do heptatlo, embora até 2000 oshomens também praticavam o pentatlo. A prova é realizada num só dia, havendo um intervalo de 30 minutos entre os vários eventos. As provas são: 60 metros com barreiras, salto em altura, lançamento de peso, salto em distância e 800 metros.
A atual recordista mundial é a ucraniana Natalya Dobrynska, que alcançou 5013 pontos a 9 de março de 2012 no Campeonato Mundial de Atletismo em Pista Coberta de2012 em Istambul.
Pentatlo moderno: Olímpico desde 1912 Masculino, 2000 Feminino.
Campeões Olímpicos: Londres 2012: Masculino: David Svoboda (Republica Checa) e Feminino: Laura Asadauskaité (Lituânia).
Campeões Mundiais: 2007: Masculino: Viktor Horvath (Hungria) e Feminino: A. Caze (França).
Pentatlo moderno é um desporto olímpico praticado individualmente ou em equipes. Compõe se delasmodalidades de Hipismo, Esgrima, Natação, Tiro esportivo e Corrida. O vencedor é aquele que obtiver melhor maior soma de pontos.
O esporte surgiu na Grécia Antiga em 708 a.C, tendo Lampis de Esparta como seu primeiro campeão. Era a modalidade mais nobre dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, que premiava o atleta mais completo. Naquela época, as provas iniciais eram corrida, salto em distância,lançamento de disco e salto em altura. Então os dois melhores colocados se enfrentavam em uma luta, e o vencedor ganhava não apenas o título, mas também prestígio na sociedade, sendo aclamado quase como um semideus. No inicio do século XX, Barão de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, decidiu estimular a realização do pentatlo moderno baseado na filosofia por detrás do pentatlo...
tracking img