Provao ensino medio lingua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Lingua Portuguesa
Provão 2012 – 2º. Ano Ensino Médio A, B e C.
Os sonhos dos adolescentes
Se tivesse que comparar os jovens de hoje com os de dez ou vinte anos atrás, resumiria assim: eles sonhampequeno. É curioso, pois, pelo exemplo de pais, parentes e vizinhos, nossos jovens sabem que sua origem nao fecha seu destino, sua vida nao tem que acontecer necessariamente no lugar onde nasceram,sua profissão não tem que ser a continuação da de seus pais. Pelo acesso a uma proliferação extraordinaria de ficções e informações, eles conhecem uma pluralidade inedita de vidas possiveis.
Apesardisso, em regra, os adolescentes e os pré-adolescentes de hoje têm devaneios sobre seu futuro muito parecidos com a vida da gente: eles sonham com um dia-a-dia que, para nós, adultos, não é sonho algum,mas o resultado (mais ou menos resignado) de compromissos e frustrações. Eles são “razoáveis”: seu sonho é um ajuste entre suas aspiracçõs heróico-ecológicas e as “necessidades” concretas (segurançado emprego, plano de saúde e aposentadoria). Alguém dira: melhor lidar com adolescentes tranquilos do que com rebeldes sem casa, nao é? Pode ser, mas, seja qual for a qualidade dos professores, aescola desperta interesse quando carrega consigo uma promessa de futuro: estudem para ter uma vida mais proxima de seus sonhos. É bom que a escola nao responda apenas à “dura realidade” do mercado detrabalho, mas também (talvez, sobretudo) aos devaneios de seus estudantes; sem isso, qual seria sua promessa? “Estude para se conformar”? Consequencia: a escola é sempre desinteressante para quem para desonhar.
É possivel que, por sua própria presença macica em nossas telas, as ficções tenham perdido sua função essencial e sejam contempladas nao como um repertorio arrebatador de vidas possiveis,mas como um caleidoscópio para alegrar os olhos, um simples entretenimento. Os heróis precorrem o mundo matando dragões, defendendo causas e contrando amores solares, mas eles não nos inspiram: eles...
tracking img