Prova

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Leia estas instruções:
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Este Caderno contém quarenta questões de múltipla escolha, assim distribuídas: Língua Portuguesa → 01 a 20; Raciocínio Lógico-matemático → 21 a 40. Se o Caderno estiver incompleto ou contiver imperfeição gráfica que impeça aleitura, solicite imediatamente ao Fiscal que o substitua. Cada questão apresenta quatro opções de resposta, das quais ap enas uma é correta. Interpretar as questões faz parte da avaliação; portanto, não adianta pedir esclarecimentos aos Fiscais. Utilize qualquer espaço em branco deste Caderno para rascunhos e não destaque nenhuma folha. Os rascunhos e as marcações feitas neste Caderno não serãoconsiderados para efeito de avaliação. Use exclusivamente caneta esferográfica, confeccionada em material transparente, de tinta preta ou azul. Você dispõe de, no máximo, quatro horas para responder às questões e preencher a Folha de Respostas. O preenchimento da Folha de Respostas é de sua inteira responsabilidade. Antes de retirar-se definitivamente da sala, devolva ao Fiscal a Folha de Respostase este Caderno.

As s i nat ur a d o Can di dat o : ______________________________________________________

Língua Portuguesa
As questões de 1 a 5 têm como base o texto abaixo.

01 a 20

Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2011.

1. A intenção comunicativa do texto é A) criticar a vaidade do ser humano e a sua falta de domínio sobre os fenômenos da natureza, apesar da evoluçãotecnológica e científica. B) responsabilizar a evolução científica e tecnológica pelos fenômenos naturais que atingem a população mundial. C) defender um ponto de vista imparcial sobre os fenômenos naturais que atingem a população mundial. D) reconhecer os benefícios para a natureza conquistados pelo homem por meio dos avanços tecnológicos. 2. Em relação ao texto, pode-se afirmar que a intençãocomunicativa A) é recuperada somente pelo leitor que conhece América do Norte. B) é concretizada somente quando o leitor relaciona personagens ao restante do texto. C) fica comprometida, pois não há relação direta representação da natureza. D) fica comprometida, pois não se pode relacionar as 3. As palavras chuvas, classificam-se como: A) B) C) D) advérbios. verbos. adjetivos. substantivos. terremoto,vulcões, os desastres ecológico s ocorridos na o que está escrito nos balões dos dois entre as conquistas do home m e a imagens com o texto escrito. nesse texto, morfologicamente

tsunami,

UFRN – Concurso Público 2011 – Auxiliar em Administração

1

4. No primeiro balão, a vírgula separa A) B) C) D) orações orações orações orações intercaladas. subordinadas adjetivas explicativas. coordenadasassindéticas. coordenadas sindéticas.

5. No texto, a expressão “alta tecnologia” tem o mesmo sentido de A) B) C) D) tecnologia tecnologia tecnologia tecnologia estrangeira. de grande estatura. cara. de ponta.

As qu es t õ es de 6 a 1 0 t êm co m o bas e o t e xt o aba i xo .

A velha dor de quem trabalha
Homens pré-históricos já sofriam de doenças causadas pelo trabalho Quando o homemcomeçou a ganhar o pão de cada dia com o suor de seu rosto, ao tornar -se agricultor, passou a ter mais pão do que seus primos coletores e caçadores nômades. Mas como todo problema resolvido parece ser o começo de outro, aqueles primeiros lavradores de 10 mil anos atrás tornaram -se também os primeiros portadores de doenças do trabalho. Pesquisadores ingleses, examinando ossos encontrados na Síria,verificaram que muitos dos habitantes da região no período Neolít ico tinham dedos e cotovelos seriamente danificados, além de traços de artrite nos joelhos e na coluna. A pesquisadora Theya Molleson, do Museu Britânico de História Natural, atribui esses problemas às condições de trabalho da época: "O método para moer os cereais era um sacrifício. As pessoas se ajoelhavam, curvando os dedos...
tracking img