Prova

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA -3º ANO-DATA: 20/10/2010 ESCOLA:_____________________________________________________ NOME DO ALUNO:_________________________________________ANO__________ (EM.Arco Íris e EM.prof. João de L.Paes - D-03) 01- Leia o texto, depois responda

No texto, atrair a freguesia é o mesmo que: ( A ) maltratar os fregueses. ( B ) cantar para os fregueses. ( C ) vender seusprodutos. ( D ) chamar a atenção dos fregueses, com cantorias ou frases engraçadas. (E.M.Arco Íris e EM.Prof. João de L.Paes – modificada- D-15) 02- Leia o texto 1 e o texto 2 e responda a questão.

Texto 1 Amarelinhas, chicote-queimado, Roda pião, esconde-esconde, Bola de gude, pega-pega, Você não sabe? Não aprendeu? Pobre criança de hoje, Trancada na sala Pra ver tevê... (Ana Maria Kovács) Texto 2Nunca tive brinquedos Brinco com as conchas do mar E com a areia da praia Brinco com as canoas dos coqueiros Derrubadas pelo vento. Faço barquinhos de papel E minha frota navega nas águas da enxurrada. Brinco com as borboletas nos dias de sol E nas noites de lua cheia Visto-me com os raios de luar E na primavera teço coroas de flores perfumadas. As nuvens do céu são navios São bichos, sãocidades. Sou o menino mais rico do mundo Porque brinco com o universo Porque brinco com o infinito. ( Nascimento, Maria de Alice do. O Diário de Marcos Vinícius.Rio de Janeiro;Nova Fronteira,1985)

Ao compararmos os dois textos notamos semelhanças em: (A) os textos falam sobre animais. (B) os textos falam sobre tevê. (C) os textos falam sobre brincadeiras infantis. (D) os textos falam sobre brincar comas palavras.

(E.M.Brincando de Aprender -D-1) 03- Leia o aviso: CLUBE DE REGATAS Senhores usuários: A partir de junho, a piscina ficará fechada para manutenção. Será reaberta em agosto. A diretoria Em nome de quem esse aviso foi escrito? (A) Em nome dos usuários. (B) Em nome da diretoria do clube de Regatas. C) Em nome dos sócios do clube. (D) Em nome dos visitantes do clube. (E.M.ProfªEfantina de Quadros –modificado- D-07) 04-Leia o texto e responda. Pinguins e uma baleia jubarte são encontrados mortos, em praia do RJ. Jornal Folha de São Paulo, 10 de maio de 2.000. O jornal publicou essa matéria visto que: (A) se preocuparam com a praia do rio de Janeiro. (B) se preocuparam com a mortalidade de Pinguins e Baleias Jubarte. (C) não possuem local para depositar os animais mortos. (D)estão preocupados com a cidade do Rio de Janeiro. (E.M.Luis Claudio Josué – D-01) 05- Leia o texto e responda:

O que esta fábula está nos transmitindo: ( A) que não devemos ajudar. ( B) que não precisamos ter amigos. ( C) que os preguiçosos colhem o que merecem. ( D) que é muito bom ter preguiça.

(E.M.Profª Efantina de Quadros –modificado- D-02) 06-Leia o texto e responda. A natureza Anatureza nos fornece muitas coisas importantes e essenciais para nossa sobrevivência. Ela disponibiliza, por exemplo, a água que bebemos e nos fornece a terra para plantarmos as frutas, os legumes e as verduras que comemos. Alem disso, são muitas as suas belezas. Você já reparou em como há lugares lindos de se ver? São cachoeiras, florestas, lagos, montanhas e muitos outros locais. É mesmo umamaravilha! Pena que muitas pessoas têm se esquecido de que precisamos cuidar de nosso planeta para que ele continue cuidando de nós. Concorda? No trecho “ ela disponibiliza por exemplo a água que bebemos e nos fornece a terra para plantarmos...” A palavra destacada se refere a: D 12 (A) terra. (B) água. (C) natureza. (D) nossa sobrevivência. (E.M.Profª Efantina de quadros-12) 07-Leia o texto: As mulherescarajás são ótimas ceramistas. Elas modelam belos potes e bonecas. Pra fazê-los, pegam o barro cinzento na ribanceira dos rios e misturam com raízes e flores. Em seguida, modelam o material que, depois, será cozido ou colocado para secar. Os carajás vivem no Pará, Mato Grosso do Sul e em Tocantins. Mauricio de Sousa. Manual do índio do Papa-Capim. São Paulo:Globo,2003.p.17. No texto, a...
tracking img